Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Segunda vinda de Jesus no livro de Mateus, Parte 3

                                            
                                      Mateus 24:34, 26:64
“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.”


Nós estamos olhando para o que o Evangelho de Mateus tem a nos dizer sobre o momento da segunda vinda de Cristo. Até agora, temos olhado para Mateus 3:1-11, onde João Batista entra em cena pregando um julgamento que viria em breve sobre a nação de Israel. Então olhamos para Mateus 10:23, onde Jesus diz aos doze que Ele viria antes que eles tenham fugido para todas as cidades em Israel. Também olhamos para Mateus 16:27-28, onde Jesus diz aos discípulos que Ele viria em poder e glória, antes que todos tivessem morrido.
Nosso próximo estudo do texto é encontrado no "Sermão do Monte das Oliveiras”, conhecido como o "Sermão do Monte". Neste discurso, Jesus está respondendo as perguntas que os discípulos perguntaram a ele sobre o monte das Oliveiras. Depois de pronunciar julgamento sobre a nação de Israel no final do capítulo 23, Jesus e seus discípulos deixam o templo. Como eles estão saindo do templo, Jesus diz aos discípulos que o templo deve ser completamente destruído: "Em verdade vos digo que, nem uma pedra ficará aqui em cima da outra, que não seja derribada." Em resposta a isso, os discípulos perguntam: "Dize-nos quando sucederão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” Os discípulos viram a destruição do templo, a parousia de Cristo, e o final da idade, como eventos sincrônicos. A Pergunta dos discípulos foi: “Quando é que essas coisas acontecem, e que sinais indicarão que eles estão prestes a acontecer?” Nos versículos 4-51, Jesus responde às suas perguntas. Por favor, mantenha isso em mente enquanto você lê:
Mateus 24:34 (NVI) "Em verdade vos digo, esta geração de modo algum passará até que todas essas coisas aconteçam.
Para nos ajudar a entender melhor este versículo, vamos voltar alguns versos:
Mateus 24:32-34 (NVI) "Aprendei agora esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão 33." Assim também vós, quando virdes todas estas coisas , saiba que ele está próximo; às portas! 34 "Em verdade vos digo esta geração de modo algum passará até que todas essas coisas aconteçam.
Se esta linguagem não significa que as coisas que Ele falou estavam perto, isso não significa nada.
"Aprendei agora esta parábola da figueira:" A interpretação popular desta passagem considera a figueira como um tipo, ou ilustração de Israel. De acordo com essa visão, o fato de que Israel te se tornou uma nação em 12 de setembro de 1948 constitui a brotação da figueira, e pode ser tomado como prova de que a volta do Senhor estaria "perto" em nossos dias. Nós vamos discutir isso melhor um pouco mais tarde.
O Senhor está simplesmente dando-nos uma ilustração universal aqui, veja que o relato paralelo em Lucas deixa claro:
Lucas 21:29-30 (NVI) Então, Ele falou-lhes uma parábola: "Olhai para a figueira, e todas as árvores30." Quando eles já estão brotando, vos sabeis por si mesmos que o verão está próximo.
Esta é apenas uma simples ilustração. Quando vocês vêem as folhas das árvores que começam a cair, vocês sabem que o verão está próximo. Você pode entender isso? Jesus “disse que, assim como vos sabeis que está próximo o verão, quando vocês vêem as folhas que caem das árvores”, assim também “quando vocês vêem as coisas que eu tenho vindo a falar acontecerem, (O evangelho pregado a todo o mundo, a abominação da desolação, da grande tribulação, e do Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu), vocês saberão que o fim está próximo. É exatamente como que alguém de pé na porta se encaminha para entrar.
Tiago usou esta mesma ilustração de "pé na porta" para falar da aproximidade da volta do Senhor:
Tiago 5:7-9 (NVI) Portanto, sejam pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor. Veja como o agricultor aguarda o precioso fruto da terra, esperando pacientemente por ela até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Vocês também sejam pacientes. Fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima. 9 Não vos queixeis uns dos outros, irmãos, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta!
Mateus 24:33 diz: "Assim também vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo! Às portas" Não há dúvida sobre o que é que está próximo. Esta questão é esclarecida na passagem paralela em Lucas:
Lucas 21:31 (NVI) "Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo.
Agora, nós sabemos em outros versos que o reino de Deus já havia chegado a eles:
Lucas 11:20 (NVI) "Mas se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente o reino de Deus veio sobre vocês.
Lucas 17:20-21 (NVI) Agora, quando Ele foi interrogado pelos fariseus sobre quando o reino de Deus viria, Ele lhes respondeu e disse: "O reino de Deus não vem com observação; 21" nem eles dizem, ' Veja aqui! Ou "Veja lá! ' Porque, na verdade, o reino de Deus está dentro de vocês.”
Em nosso texto de Mateus 24:33, Ele está se referindo à manifestação plena do reino que viria em poder e glória no ano 70 dC. Logo, Jesus está dizendo que o Reino de Deus está próximo. Agora olhe para o versículo seguinte:
Mateus 24:34 (NVI) "Em verdade vos digo, esta geração de modo algum passará até que todas essas coisas aconteçam.
exatamente significa "esta geração”? O que "todas estas coisas" no texto se referem?
A primeira pergunta que precisamos responder é: “Quem é que Jesus está falando ' neste versículo?" Os primeiros discípulos de Jesus do Primeiro Século! Ele está respondendo às suas perguntas.
A próxima questão que precisamos responder é: "O que 'todas estas coisas" se refere? “Refere-se a tudo o que Ele tem falado desde o versículo 4. Jesus disse-lhes uma série de coisas que iriam acontecer antes do fim viesse a chegar, o evangelho seria pregado a todo o mundo:
Mateus 24:14 (NVI) "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Ele também disse a eles que eles iriam ver a "abominação da desolação" de que Daniel tinha falado (Lucas diz-nos que isto se refere aos exércitos romanos em redor de Jerusalém):
Mateus 24:15-16 (NVI) "Portanto, quando você vê a" abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo "(quem lê, entenda), 16", então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.
Ele também lhes disse que chegaria um momento de grande tribulação:
Mateus 24:21 (NVI) "Porque então haverá grande tribulação, como nunca houve desde o início do mundo até agora, não, nem nunca será.
Em seguida, imediatamente após a tribulação, eles veriam o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu:
Mateus 24:29-30 (NVI) "Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados 30. "Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e depois todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
Jesus aqui, diz a Seus discípulos, que todas essas coisas que Ele havia mencionado aconteceriam em sua geração. Isto é tão claro que aqueles que sustentam a escatologia futurista se vêem em grande problema diante desta predição. Ouvi alguns comentários feitos sobre esse versículo.
O Novo Comentário de Jerônimo diz: "Este é um versículo problemático.” (P. 667) W. Robertson Nicoll (1956), "O que é dito nela é tão complicado quanto tentar uma exposição moderna para desejar que ela não estivesse lá, ou a recorrer a expedientes críticos para eliminá-lo do texto." (Novo Testamento Expositivo em grego, p. 294)
Este versículo não se encaixa em sua escatologia, de modo que eles gostariam de eliminá-lo. Este verso é devastador para uma escatologia futurista, por isso vamos examiná-la cuidadosamente e certifique-se que entendemos exatamente o que Jesus está dizendo.
A última pergunta que precisa ser respondida é "O que exatamente a palavra" geração "quer dizer?" Geração, em nosso texto, vem da palavra grega genea, o que significa: por implicação "uma época". No Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento, podemos ver que "genea". significa: "toda a multidão de homens que vivem, ao mesmo tempo." William F. Arndt e Wilber Gingrich, (O Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento e outras literatura cristã) define "genea" como: "basicamente, a soma total dos nascidos ao mesmo tempo, expandido para incluir todos os que vivem em um determinado momento. Contemporâneos”.
Se você olhar a maneira como Jesus usou a palavra "geração", eu creio que seja muito claro que ele sempre se refere a seus contemporâneos, o povo judeu de seu próprio período. Vamos olhar para alguns dos usos da Palavra "geração".
Mateus 23:35-36 (NVI) “que em vós caia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar. 36 "Em verdade vos digo que, todas estas coisas virão sobre esta geração”.
Jesus está no templo falando com os judeus, Ele diz que todo o julgamento que Ele havia falado viria sobre eles. Eu não sei de nenhum comentarista que entenda isso como uma referência a qualquer outra geração do que a geração existente.
Lucas 17:24-25 (NVI) "Porque, assim como o relâmpago que brilha de uma parte debaixo do céu brilha para a parte debaixo do céu outro, assim também o Filho do Homem no seu dia. 25" Mas primeiro ele tem de sofrer muitas coisas e seja rejeitado por esta geração”.
Em Que geração Cristo padeceu muitas coisas, e que geração o rejeitou É claro, ele está falando de seus contemporâneos!
Olhe como algumas das traduções lidar com Mateus 24:34:
Nova Versão da Bíblia Inglês: "Digo-vos isto: a atual geração vai viver para ver tudo."
Versão Inglês de hoje: "Lembrem-se disto Todas estas coisas vão acontecer antes do que todos que estão vivos agora venham a morrer”.
Tradução de Moffatt: "Em verdade vos digo, a atual geração não passará até que tudo isso aconteça."
Tradução de Weymouth: ”Vos digo em verdade solene que a geração atual certamente não passará até que tudo isso tenha ocorrido"
Estas traduções deixam bem claro. O significado da palavra foi o da geração do "presente" tempo de Cristo, não a uma futura geração de milhares de anos de distância.
Quanto tempo dura uma geração? John Walvoord disse: "Uma geração é normalmente 3-10 anos." Agora, ele é o único que eu conheço que dá esse amplo de um palmo. A maioria dos comentaristas ver uma geração como se referindo a um período do ano 30-40. Mais importante do que isso, o que a Bíblia diz sobre o tempo de uma geração? Vamos olhar e ver:
Mateus 1:17 (NVI) Portanto, todas as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze gerações, desde Davi até o cativeiro na Babilônia, catorze gerações, e do cativeiro na Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
Nesta tabela genealógica, temos dados para estimar o comprimento de uma geração. Ela nos diz que a partir do cativeiro na Babilônia até Cristo, catorze gerações. Agora, a data do cativeiro, no reinado de Zedequias, é dito ser 586 aC. De 586 a.C até o nascimento de Cristo seria de cerca de 586 anos, o que, dividido por quatorze anos, faz com que a duração média de uma geração de cerca de 41 anos. Isto é confirmado em:
Hebreus 3:8-10 (NVI) Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 9 Onde vossos pais me tentaram me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
“10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos”.
Números 32:13 (NVI) "Então a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e Ele os fez andar errantes no deserto quarenta anos, até que toda aquela geração que fizera mal aos olhos do Senhor tivesse ido embora”.
Quarenta anos é um número significativo na Bíblia, os filhos de Israel peregrinaram no deserto por quarenta anos antes de entrar na terra prometida. Os santos do Novo Testamento também estavam em um período de transição por40 anos antes de entrar na Nova Jerusalém, que está nos céus. Davi reinou por quarenta anos. Acredito que o reino de Cristo, desde o Pentecostes até a destruição de Jerusalém em 70 dC, também foi um reinado de quarenta anos, o que Apocalipse 20 se refere como o reino milenar de Cristo.
Alguns tentaram torcer a etimologia da palavra "geração" em Mateus 24:34 para torná-lo dizer "raça", e tentar fazer Jesus dizer que todas estas coisas que aconteceria antes da "raça" dos judeus houvesse falecido. Ao fazer isso, eles pensam que podem ampliar o tempo da segunda vinda de milhares de anos. Não há justificativa bíblica ou lingüística para tal posição. Geração não quer dizer que seja raça!
Scofield, em referência a sua Bíblia para este versículo (Mt 24:34), reconhecendo isso, realmente mudou a definição da palavra daquele que seria genea para genos, que é uma palavra totalmente diferente!
Scofield disse, (p. 1034, velha edição, da Bíblia Scofield):
Gr. Genea, a definição primária do que é, "raça, gênero, família, estoque de raça. (Assim, todos os léxicos.) Que a palavra é usada nesse sentido aqui é certo porque nenhuma dessas coisas', a pregação mundial do reino, a grande tribulação, o retorno do Senhor em glória visível, e o reajustamento dos eleitos, ocorreram na destruição de Jerusalém por Tito, AD 70. A promessa é, portanto, que a geração - nação, ou família de Israel – seja preservada até 'essas coisas'; uma promessa maravilhosamente a ser cumprida até hoje.
Scofield usou a palavra grega errado com a sua definição. Ele fez isso por causa de seu ponto de vista da natureza da segunda vinda. Já que sentia que essas coisas não tinha acontecido ainda, ele teve que mudar o significado da palavra genea. A definição que ele dá é para a palavra grega "genos". Genos não é a palavra usada em Mateus 24:34. Pedro usa a palavra “genos", em:
1 Pedro 2:9 (NVI) “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
Aqui é evidente que "genos" significa tipo, nação, prole. Mas esta não é a palavra usada em Mateus 24:34.
A seguinte citação de David Chilton é muito informativo:
Alguns têm procurado contornar a verdade deste texto dizendo que a palavra geração aqui realmente significa raça, e que Jesus estava simplesmente dizendo que a raça judaica não morreria até que todas estas coisas acontecessem. Isso é verdade? Eu te desafio: Saia de sua concordância e olhe para todas as ocorrências do Novo Testamento da palavra geração (em grego, genea) e veja se ela significa 'raça' em qualquer outro contexto? Aqui estão todas as referências para os Evangelhos: Mateus 1:17; 11:16; 12:39, 41, 42, 45; 16:04; 17:17; 23:36; 24:34, Marcos 8:12, 38; 9:19, 13:30, Lucas 1:48, 50; 7:31; 09:41; 11:29, 30, 31, 32, 50, 51; 18:08, 17:25; 21:32. Nenhuma dessas referências está falando de toda a raça judia durante milhares de anos, todos usam a palavra no seu sentido normal da soma total dos que vivem ao mesmo tempo Ele sempre se refere a contemporâneos. Na verdade, aqueles que dizem que significa "raça" tendem a reconhecer esse fato, mas explicam que a palavra muda de repente o seu significado quando Jesus a usa em Mateus 24!
O que Jesus queria dizer com todas essas coisas iria acontecer naquela geração, incluindo a parousia de Cristo, algumas dessas pessoas a quem Ele pregou ainda estavam vivas, assim como ele disse que seria em Mateus 10:23 e 16:27-28.
Dispensacionalista, George Meisiner tenta explicar "esta geração" da seguinte forma:
“Porque Jesus fala com judeus que vejo todos os sinais do fim dos tempos, sendo mais bem entendido por “geração” como os contemporâneos vivos durante a Tribulação ““. Essa geração tribulacional ‘, de modo algum passará”, e enfatiza a sua existência ao longo do período de sete anos da tribulação; evento esses que não vão aniquilá-los. Não significa que todo e cada judeu sobreviverão. Mais da metade deles não, mas essa geração, como um todo, passa por todos os sete anos de que todas estas coisas sejam cumpridas. “(A parábola da figueira (Mateus 24:32-36) por George E. Meisinger”)
Então, ele está dizendo que isso não significa que os contemporâneos de Jesus, mas a geração que está viva quando vinher começa a tribulação, o que ele vê como algum tempo no nosso futuro. Hal Lindsey chama isso de "última geração".
Na mesma linha, alguns dizem que a "geração" de Jesus mencionado seria a geração seguinte no caso de Israel se tornar uma nação em 1948. Então, tomando uma geração como 40 anos, disseram que a segunda vinda aconteceria em setembro de 1988. Você se lembra do livro, 88 Razões Pelas Quais o arrebatamento acontecerá em 1988?
Hal Lindsay disse: Quando o povo judeu, depois de quase dois mil anos de exílio, sob perseguição implacável, se tornou uma nação novamente em 14 de maio de 1948, a 'figueira' afirmou as suas primeiras folhas.
Jesus disse que isso indicaria que ele estava 'na porta', pronto para voltar. Então Ele disse: 'Em verdade vos digo, esta geração não passará até que todas estas coisas aconteçam. (Mateus 24:34 NVI).
Que geração? Obviamente, no contexto, a geração que veria os sinais - entre eles os líderes renascentistas de Israel. Uma geração na Bíblia é algo como 40 anos. Se isto é uma dedução correta, então dentro de 40 anos ou mais, de 1948, todas essas coisas poderiam ter lugar. Muitos estudiosos que estudaram a profecia bíblica por toda a vida acreditam que isso é assim. (The Late Great Planet Earth, pp 53-54).
Hal diz que o principal sinal seria o renascimento de Israel. Onde, em Mateus 24 que você vê qualquer coisa remotamente perto de falar de um renascimento de Israel? Ele está falando sobre a destruição de Israel, não o seu renascimento! Ele também diz que dentro de 40 anos, de 1948, todas essas coisas pode acontecer. Bem, já se foi mais de 50 anos e o templo nem sequer foi reconstruído, por isso vai haver um bom tempo antes de ser destruído. Parece que Hal estava por fora.
Outro Dispensacionalista, Robert Deffinbaugh, trata o texto desta maneira:
“No versículo 34, Jesus disse que "esta geração" não passará até que todas "essas coisas" tivesse que acontecer. A dificuldade com estas palavras deve ser óbvio. Como Jesus pode dizer que "esta geração" não passaria até que todas estas coisas acontecessem quando "todas estas coisas" ocorrem como podemos ver agora a quase 2.000 anos? Os eventos descritos nestes versos abranger muitas gerações, para que nenhuma geração se vá sem ver todos eles se cumpridos em sua vida”.


As dificuldades com este versículo levaram alguns a tentativa de redefinir o termo 'geração', de modo que podem ser tomadas de forma mais ampla, para significar tanto "humanidade" ou "Israel". Eu não acho que o contexto de Lucas (ou "geração" o termo em si), vai permitir essa ampliação. Acredito que a geração foi especificamente em vista. Essa geração tinha um privilégio particular e uma responsabilidade especial, ambos relacionados a ser aqueles que testemunharam a vinda do Cristo. Essa geração também teve um julgamento particular, devido à sua rejeição do Messias.
Entendo, portanto, que quando Jesus disse "geração que" não passará até que "todas estas coisas" tivessem acontecido, Ele estava se referindo a geração israelita. Como, então, podemos conciliar essa posição com o fato de que "todas estas coisas" devem acontecer, quando sabemos que alguns vão cair sobre as gerações vindouras? Minha melhor resposta é que "todas estas coisas" realmente não acontecem duas vezes, e sim uma vez. Assim, Jerusalém foi saqueada em 70 dC, em cumprimento das palavras de nosso Senhor. E assim, também, Jerusalém foi pisada sob os pés dos gentios, durante a tribulação (Apocalipse 11:2-3). Há também um sentido em que muito do que nosso Senhor previu que aconteceria (por exemplo, perseguição, traição por parte da família, etc.) é algo que os santos têm experimentado ao longo dos séculos de intervenção.
Agora me deixe perguntar-lhe, que Jesus diz: "Todas estas coisas virão sobre que a geração"? Ele disse que "todas estas coisas" seriam cumpridas em sua geração. Assim foi o evangelho pregado a todo o mundo duas vezes? Existe dois abominável da desolação? Existem duas tribulações? É o Filho do homem para retornar nas nuvens duas vezes? Onde existe um versículo da Bíblia para indicar o cumprimento disso duplamente? Não há absolutamente nada em Mateus 24 para indicar o cumprimento duas vezes!
Quando Jesus disse que "todas estas coisas" ocorreriam antes daquela geração acabar, Ele estava falando sobre tudo o que Ele tinha vindo a discutir a partir do versículo 4 até o versículo 33. Isto incluiu a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo em poder e glória. A Pergunta dos discípulos tinha sido quando seria a sua parousia, e no versículo 34, Ele diz-lhes que isso vai acontecer em sua geração.
Há outro versículo em Mateus que nos dá uma referência de tempo da segunda vinda:
Mateus 26:63-64 (NVI) “Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. 64 Disseram-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.”
Quem é Ele está se referindo? Verso 63 nos diz que é o sumo sacerdote, que na época era Caifás. Caifás perguntou a Jesus se Ele é o Filho de Deus, o Messias. Jesus respondeu a Caifás, dizendo que ele veria o Filho do Homem sentado à direita do todo Poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu. Se Caifás veria isso, como Jesus disse, então deve ter acontecido em sua vida!
Observe as semelhanças entre a resposta de Jesus a Caifás e que ele disse em: Mateus 24:30 (NVI) "Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e depois todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
Jesus disse a Caifás: "Você verá o Filho do Homem sentado à direita do Todo Poderoso." Ele disse aos Seus discípulos: "Eles veriam o sinal de que o filho do homem estava no céu." Ele disse a Caifás: "Vereis o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu. "Ele disse aos Seus discípulos:" Eles veriam o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. "É, obviamente, o mesmo evento em ambas as passagens.
Mateus 26:65 (NVI) Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: "Ele tem falado blasfêmia! Que necessidade temos de testemunhas? Olha agora você tem ouvido Sua blasfêmia!
O que Jesus disse que foi identificado por uma blasfêmia? Caifás entendeu que Jesus estava afirmando ser o Messias. A fim de compreender o que Jesus está dizendo, precisamos entender a idéia que está por trás "vindo sobre as nuvens."
Vindo sobre as nuvens do céu “é uma forma simbólica de falar da Sua presença, julgamento e salvação. Durante todo o Antigo Testamento, Deus estava vindo "nas nuvens", na salvação do seu povo e julgamento de seus inimigos.
Êxodo 34:5 (NVI) Então o Senhor desceu na nuvem e ficou com ele lá, e ele proclamou o nome do Senhor.
Salvação: No Salmo 18, Davi fala da sua libertação do Saul usando a linguagem apocalíptica.
Salmos 18:9-12 (NVI) Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. 10 E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. 11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus. 12 Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
Julgamento: A idéia de Deus vindo sobre as nuvens também está associada com o julgamento de seus inimigos:
Isaías 19:1 (NVI) PESO do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles.
Sabemos que em Isaías 20 Deus usou os Assírios, como instrumentos da Sua ira sobre o Egito, porém ele diz: "O Senhor veio em uma nuvem ligeira..., o Egito vai cambalear em Sua presença." Deus veio ao Egito em julgamento. Sua presença foi manifestada em julgamento. Mas foram os assírios que estavam literalmente presentes.
Linguagem semelhante é usada da queda de Nínive:
Naum 1:3 (NVI) O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Naum 1:5-6 (NVI) Os montes tremem perante Ele, Os montes derretem, e a terra se ergue na Sua presença, Sim, o mundo e todos os que nele habitam. 6 Quem pode suportar a sua indignação? E quem pode suportar o ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.
Sabemos que Nínive foi destruída, não literal por Deus que vem do céu sobre as nuvens, mas pelos exércitos invasores dos caldeus e medos em 612 aC. Ou seja, Deus usou uma nação inimiga para exercer o tal Juízo!
Quando Jesus disse que viria sobre as nuvens, Ele estava usando a linguagem apocalíptica dos profetas para identificar-se como o Messias, o Juiz. Caifás reagiu da maneira que ele fez, porque ele sabia que somente Deus veio sobre as nuvens, que foi uma reivindicação de divindade. Ele sabia que Jesus estava afirmando ser o Messias de Daniel 7.
Se o ensino do Senhor na Sua segunda vinda não concorda com o nosso conceito ou ponte de vista “Teológico”, o que devemos fazer? Precisamos mudar nossos conceitos alinhados com os ensinamentos, e não torcer suas palavras para torná-los aptos ao nosso ponto de vista. Esta é a Palavra de Deus, não vamos torcer e distorcê-la, vamos simplesmente apresentar-lhe. Toda a profecia se cumpriu na destruição de Jerusalém, que aconteceu no tempo de vida da geração a que Jesus falou. Não vamos torcer e distorcer as palavras de Jesus para torná-la apta a o nosso pontos de vista não! Sejamos coerentes, honestos e leais as escrituras mesmo que sejamos a minoria.




Por David B. Curtis
Tradução: Pr. Erivelto Soares
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: