Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Julgamento de satanás a antiga serpente

                                                
                                       
Por Erivelto Soares   
                                  
Apocalipse 20:10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”


Estamos diante de um assunto muito importante que visa provar categoricamente que satanás não tem autonomia de nada existente nessa terra. Satanás, o diabo; perdeu o seu trono, o seu domínio e toda a sua autoridade. Para que se entenda isso na integra, é necessário que o Espírito Santo nos abra o entendimento, pois se não fora dessa forma vamos sair daqui sem entender nada, dizendo que é heresia e desvalidando a verdade das Escrituras. Vejam bem as palavras do Ap. Paulo quando se tratava das verdades do Senhor Jesus: 
I Coríntios 2:4-5 “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”. Por tanto, antes de qualquer conclusão sobre o assunto que você possa tomar, eu quero dizer-vos que me utilizarei desse método. 
O capítulo 20 do livro de Apocalipse fala do Juízo final, o grande Julgamento de Deus. Esse julgamento como já estudamos foi efetuado em 70 d.C, com a queda do Templo de Jerusalém. Quando Deus se utilizou da espada do Grande General Romano Tito contra os Judeus, naquele instante na esfera ESPIRITUAL, não podendo ser visto a olhos nus. Houve: 
- A implantação do reino de Deus.
- A Ressurreição dos Mortos.
- O Senhor Jesus veio nas nuvens.
- Novos seus e nova terra passaram a existir. (Um novo Ayon)
- A Morte foi destruída. (Hades)
- E Satanás foi Julgado! 

Você deve estar se perguntando: ”Pastor, eu pensei que tudo isso fosse acontecer ainda! Eu pensei que tudo isso fosse ocorrer em 2012!” 
Porque não vai acontecer? Por que esses eventos marcaram o fim do Pacto Judaico, para o estabelecimento do Pacto gentílico. A nova ordem mundial, onde Deus deixou de ser o Deus restrito a Israel para ser o Rei das Nações. 
Observem que o Senhor Jesus disse: Lucas 21:5-7 “E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?” 
Então o Senhor Continua e responde: Verso 8 ou 11 “Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu”
No verso 20 declara: “Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.” Vejam também os versos 27-28 “E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” 

O Senhor Jesus se referiu o fim de todas as cousas sobre o que? As ruínas de Jerusalém. Especificamente do templo. A grande tribulação que as pessoas esperam acontecer nessa geração ou na futura foi vista há quase 2000 mil anos atrás em Jerusalém. O livro de Apocalipse fala do mesmo evento! Vejam que o templo ainda estava de pé quando ele foi inscrito por João.
Apocalipse 11:1-2 “E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.” (Os três anos e meio que marcou a grande tribulação em Jerusalém.) o Livro foi inscrito entre 64-68 d.C Dois anos depois do livro ser inscrito, então ocorreram os eventos prescritos, por isso você encontra várias passagens dizendo; Cedo venho sem demora, o fim está próximo, Es que estou a porta e bato... 
Ex: Apocalipse 1:3 “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” 

Muito bem, vamos à questão principal. Antes da primeira vinda do Senhor Jesus, antes do verbo se fazer carne, até a sua morte de Cruz, satanás era o príncipe deste mundo. Entrava com mais sete, acusava os filhos de Deus, foi assim que ele agiu contra Jó, possuía pessoas causando muitos danos. (Os dois endemoniado na província dos Gadarenos prova isso Mateus 8:28-34) 
Mateus 4:8-9 “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” 
Quando o Senhor Jesus vai ser crucificado, Ele anuncia: João 12:31 “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” 
Ao ser crucificado na cruz, o Senhor Jesus torna Satanás Inoperante! 

Hebreus 2:14 “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;” 
Kartageõ que significa; tornar Inativo. A mote do Senhor Jesus na Cruz o tornou sem atividade alguma até um momento que lhe foi proposto. 

Apocalipse 20:1-3
E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” 
Vejam; satanás uma vez que estava inativo pela Cruz, um dia deveria ser Solto. Quando isso aconteceria? No período da Grande Tribulação onde ele também seria julgado. 

Judas 6 “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 

II Pedro 2:4 “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;” 

É importante registrar que a Igreja do Primeiro século não ficou marcada apenas pelos milagres realizados pelos apóstolos, pelo seu crescimento e comunhão não, a igreja do Primeiro século foi marcada pela grande apostasia jamais vista na História! Nem mesmo o cristianismo presente poderá se igualar naquela época. O Ap. Paulo admoestou a Igreja de Corinto “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. II Coríntios 11:13-15 
Antes mesmo disso o Senhor Jesus já tinha dito “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:5, 24
Temos também registro de possessões demoníacas nesse período: Atos 19:13-17 e Atos 16:16-19 

Em I João Cap. 4, o Ap. João declarou “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” I João 4:1-3 

A grande apostasia que marcou o I Século da era Cristã foi exatamente o momento em que satanás foi Solto, voltou a enganar! No determinado tempo dos três anos e meio da Grande Tribulação e então veio o seu fim. 
Apocalipse 20:7-10 “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada (JERUSALÉM); e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Pastor, e essa maldade que temos visto pelo mundo afora? O que diz as Escrituras? 

Temos dois textos propícios para responder essa questão: 
1º) Marcos 7:21-23 “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. 
2º) Tiago 4:1 “DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” 
O nosso inimigo é a nossa natureza humana! O Ap. Pedro disse em I Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;” 
O diabo foi Julgado! Foi lançado no lago de fogo em enxofre, sofreu a grande punição a segunda morte. 

Infelizmente depois de quase 2000 anos disso acontecido, fica milhares de pessoas que diz crer na Bíblia com medo do diabo, acreditando que o diabo pode usar pessoas, criar situações embaraçosas, frustrar os planos de Deus. Imaginam que existem duas forças opostas operando no mundo. Isso tudo é o retrato da má utilização da pregação da palavra de Deus. 
Ensinos cada vez mais distorcidos por mentes carnais. A utilização de idealismo ao invés do poder das escrituras, foi por esse meio que se criou a doutrina da Trindade. São as faculdades fast-food, formando cada dia pastores sem nenhum compromisso com o reino e sim com o salário. 
É como falei no início, demostrei que satanás foi de uma vez por todas Julgado, condenado a passar a eternidade no lago de fogo. Cabe o Espírito Santo te convencer. Eu não estou preocupado com o que você pensa de mim, eu só sei que essa é pura verdade. 
Estaria eu glorificando o diabo ou a mim mesmo dizendo que satanás foi Julgado? Pense bem nisso, Medite. A quem eu estaria exaltando pregando isso? A DEUS! AO REI ETERNO! E MAIS NINGUÉM. 
Apocalipse 20:10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” 




SOLI DEO GLORIA!

5 comentários:

Felipe disse...

Quem é a besta e o falso profeta?

Escatologia Plena disse...

Na verdade o amado faz referencia ao cap. 13 de Apocalipse. Lá temos descrito duas bestas: Uma que emerge do mar e outra emerge da terra.
A Besta que emerge do mar ( Gentils)que é descrita do verso 1 ao 10 se refere ao Império romano (Daniel 7:1-7). 10 chifres = 10 reis
Já a segunda Besta que emerge da terra (Israel), descrita no verso 11 ao 15 se refere a os Escribas e farizeus. Observe que a besta que emerge da terra faz descrição de 2 Chifres ou seja duas autoridade religiosa.

Gerson disse...

Olá Erivelto,
Veja a passagem do texto que você menciona:
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada (JERUSALÉM); e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou......
O texto diz que o Senhor desceu fogo do Céu e os devorou..Quem fez isto? o exercito que sitiava Jerusalém...isto aconteceu? NÃO ! - no dia da Grande Tribulação (ano 70) não houve qualquer sinal do Céu, muito pelo contrario.
Obrigado e parabéns pelo trabalho.
att
Gerson

Unknown disse...

Paz querido conheci o preterismo agora tenho procurado me informar passei a perceber que o dispencionalismo que me ensinavam nao faz sentindo mas gostaria de fazer parte ou ter em volta pessoas que pensem assim desde entao procuro me informar de denominacoes que creem assim porque sei que devem existir mas ate agora nao obtive exito poderia me ajudar informar quais vc sabe que creem no preterismo ? Desde ja agradeco deus te abencoe

Escatologia Plena disse...

Priscila Graça e paz! Olha, só existe uma comunidade preterista aqui no Brasil e ela fica especificamente em Recife. Mais temos projetos para expansão da comunidade enquanto não chegamos próximo a sua residência, continue a estudar por esse Blog e se preferir entre em contato comigo por e-mail: eriveltosoares@hotmail.com

Um abraço!