Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A voz do sétimo anjo

           Por Terry Cropper e notas adicionas do Pr. Erivelto Soares

“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprisse-a então o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.” (Apocalipse 10:7)

Uma das chaves para dizer "que um verso das Escrituras que você está examinando foi cumprido" é olhar para outras citações que têm a mesma (declaração de tempo). Desta forma, você tem um guia para determinar quando o (tempo) do texto que você está examinando foi cumprido.
João está escrevendo sobre o mesmo (período de tempo e de evento) dos outros discípulos, mas em linguagem apocalíptica. Em outras palavras, a sonoridade do sétimo anjo, o mistério de Deus é biblicamente unido a um evento. Estes dois eventos aconteceriam simultaneamente de acordo com João.
Deus sempre nos fornece ferramentas para entender como uma profecia foi cumprida no livro do Apocalipse. Deus nunca dá uma profecia sem também dando-nos uma maneira de saber "quando e como" que a profecia foi cumprida. "Usando os livros de Romanos, Efésios, Colossenses, e 1 Pedro como um" guia "e a" palavra mistério “como um modelo é que podemos conhecer o" tempo "quando o sétimo anjo tocou a sua trombeta.
O mistério de Deus era um assunto familiar para o apóstolo Paulo, um tema que ele aborda em sua epístola aos Efésios 1:9-10 nos capítulos, 3:3-9 e 5:32: “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”
O mistério gira em torno da Pessoa e obra de Cristo, O apóstolo pregou aos Colossenses no capítulo 1:26-27: "O mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações, mas agora foi manifesto aos seus santos ... as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória. "
A os romanos temos no capítulo 16:25-26: "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, as todas as nações para obediência da fé;”
 O apóstolo Paulo se refere ao evangelho como um mistério que no tempo do Antigo Testamento foi mantido em segredo, mas no seu tempo, na dispensação do Novo Testamento, tinha sido revelado. Isto concorda com seu companheiro de trabalho e apóstolo Pedro, quando ele falou do desejo ardente que os profetas do Antigo Testamento tinham de "inquirir e tratar diligentemente" das coisas que eles, através do Espírito Santo, estavam pregando. Eles foram informados de que suas mensagens não foram para eles mesmos, mas para os apóstolos, e agora sendo esta boa notícia anunciada pelos apóstolos no poder do Espírito Santo enviado do céu.
É tudo tão maravilhoso que nem mesmo os anjos estavam observando atentamente quando essas coisas aconteceram. (1 Pedro 1:12 ) mistérios outrora oculto para que em tempo oportuno fosse revelado.
Verdades maravilhosas estavam agora sendo reveladas, verdades ocultas em Deus. Em todas as suas muitas referências a mistérios, que não são mencionados aqui, é o mistério do evangelho, porém o apóstolo Paulo fala dela  na resposta aos Coríntios no capítulo 2:7: "Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória".
Assim, somos informados pelo apóstolo Paulo que o mistério do evangelho do Senhor Jesus Cristo estava sendo relatado para os santos em suas epístolas. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, de acordo com a "revelação do mistério", que foi mantida em segredo desde que o mundo começou (Romanos 16:25).

Agora veremos o tempo e o modo que a última trombeta soou de acordo as escrituras.
 De acordo com o inspirado apóstolo Paulo, o mistério que havia se escondido entre as idades e gerações, foi agora manifesto aos seus santos (Colossenses 1:26, Efésios 3:3; 6:19). As coisas que haviam sido escondidas antes que o mundo fosse criado a respeito de Cristo eram agora revelados e tornado público.
Uma vez que Paulo diz que o (período de tempo e de eventos) do"mistério" foi criado pela pregação de Cristo para os santos, a sétima trombeta de acordo com João em Apocalipse 10:7 teve que também começam a soar. Observem que o inspirado apóstolo João laça os eventos do mistério sendo finalizado com o som da trombeta do sétimo anjo juntos. Não poderia ser de forma alguma separados. Paul disse que o (período de tempo e de eventos) foram feitos de acordo com a revelação do mistério mantido em segredo desde que o mundo começou. “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; “(Romanos 16:25-26) exatamente como João disse que  esses eventos seriam significativos para que o sétimo anjo começasse a soar a sua sétima Trombeta, e assim soou.
O interessante é que isso se encaixa perfeitamente com a predição do Senhor Jesus em Mateus 24:14 onde após o evangelho do reino ter sido pregado o fim de Jerusalém viria posteriormente. Outra referencia onde o período de tempo e eventos aponta para a queda de Jerusalém em 70 d.C, são elas: Mateus 24:31/ I Coríntios 15:52 e I Tessalonicenses 4:16. Os futuristas e Parciais preteristas buscam dividir de forma absurda o soar da última trombeta a todo o custo, dando a entender que o soar da trombeta são múltiplos, ou seja, eventos diferentes! Eles dizem que houve um soar que predisse a queda de Jerusalém e haverá um dia um soar para ressurreição dos mortos, Isso é ridículo! Se você for honesto o bastante verá que a palavra grega para trombeta é “salpinx” encontrada em todos os textos acima citados, que nos leva a um só evento.
Isto, naturalmente, coloca o soar da sétima trombeta e seus resultados no reino espiritual, juntamente com os santos chegando ao Monte Sião à cidade do Deus vivo a Jerusalém celestial (Hebreus 12:22) Tudo do que Deus iria fazer é fora do sentido do mundo físico, como o sal da terra; Mateus 5:13 o novo templo de Deus I Coríntios 3:16 o sacerdócio de Deus, 1 Pedro 2:9 e da nova cidade de Deus que desceu do céu (Apocalipse 21:2)

O tempo correto e local para a última trombeta no último livro da Bíblia nunca será encontrada em eventos futuros ou fora da história. Um conceito literal do soar da trombeta é contrário a o (período de tempo e de eventos) do propósito da revelação de João. A revelação do evangelho de Cristo estava conectada com o soar da última trombeta. Essa é a verdade que a religiosidade desconheçe.               

                                       Soli Deo Gloria




                                    

2 comentários:

Ab disse...

Ola

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17.

Como os vivos da época foram arrebatados entre nuvens para o encontro com o Senhor nos ares? COmo tudo isto aconteceu?

Escatologia Plena disse...

Um ponto importante que precisamos entender é que a palavra arrebatados em I Tessalonicenses 4:17 significa “tomar para si”, o significado é importante pois descarta assim a ideia que a palavra tenha de um sentido pejorativo de tele portar pessoas da terra para o céu como muitas pessoas tem pensado por ai. Absolutamente não! Esse não é o sentido. O reino de Deus ainda não tinha sido manifesto, pois o templo ainda estava de pé, a ira de Deus estava prestes a ser derramada sobre Jerusalém, lembre-se que essa epístola foi inscrita em 51 d.C. e o hades (O mundo dos mortos) ainda era uma realidade. Quando Jerusalém caiu em 70d.C. simultaneamente ocorreu o juízo de Mateus 25:31-34,41,46. Então os mortos em Cristo herdaram o reino, pois foi nesse momento com a vinda de Cristo nas nuvens manifestou assim o seu reino e os vivos que estavam NAQUELE MOMENTO passaram a viver a realidade daquilo que até então era uma esperança: Redenção do corpo, Salvação eterna, novos céus e nova terra... Uma vez que o reino foi manifesto não só aqueles irmãos do primeiro século foram tomados para Deus e sim também nós, todos os eleitos salvos em Jesus são tomados para Deus em posse desse reino. (Colossenses 1:13-14)