Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Batismo X Teologia do Pacto


Por: Walt Hibbard

Hoje temos em vista um assunto de muita dificuldade de compreensão, irei tratar nesse pôster a cerca do batismo nas águas e a teologia do pacto. 

É verdade que alguns dos primeiros pais da igreja, se dedicaram a este ensino, daí, muitos das igrejas orientais ortodoxas, católica romana, e igrejas de Cristo, hoje ensinam esta falsa visão. Infelizmente, certo número de assim chamados pastores reformados também parecem fortemente apoiar essa ideia. Então vejam; A aplicação de água no batismo não pode lavar os pecados. Somente o sangue de Cristo pode tirar os pecados. Por tanto a doutrina da regeneração batismal é uma doutrina perigosa porque engana as pessoas que podem ser batizados e pelas águas acreditar que eles estão bem com Deus. 

A teologia do pacto nunca teve essa visão, sempre negou vigorosamente essa tese! É absolutamente contraditório com a mensagem do Evangelho. 
A Teologia do Pacto na verdade reconhece que Deus sempre lida com o seu povo por meio de Aliança. Abraão é descrito em Romanos como “aquele que teve fé em Deus e isso lhe foi imputado para justiça". 
Vejam: Ele tinha sido justificado mesmo antes de ser circuncidado. Ele não foi circuncidado, a fim de obter justiça. 

Foi a crença nas promessas de Deus em Cristo! É isso que salva, não o homem sendo emerso, aspergido... Em fim participando do batismo nas águas. No livro de Gênesis, Cap. 17 diz que as promessas a Abraão foram dadas a ele e à sua descendência. Em última análise, isso se refere a Cristo (Gálatas 3:16 ). 

Voltando a Gênesis, vemos que Abraão não só foi circuncidado, mais também Isaac, o filho da promessa, como também Ismael, o filho da carne. Por que ele fez isso com os seus filhos? Pois foi Isaac que herdou as promessas e foi incluído na linha de aliança, que acabou sendo cumprida em Cristo. Mas Deus reconheceu a circuncisão de Ismael e ele foi abençoado de uma forma diferente, não-redentora. 
Atenção: Circuncisão era o sinal e selo do pacto sob a Antiga Aliança e todos os filhos de Israel eram obrigados a ser dado este sinal. É importante ter em mente que a estrutura toda do Antigo Pacto que Deus impôs sobre o seu povo era uma aliança que tinha dois aspectos: bênçãos pela obediência, maldições por desobediência. Não eram apenas bênçãos, mas também maldição. 
Já o Batismo significa algo diferente para os batistas em comparação com o que significa para os presbiterianos. Para os batistas, uma pessoa não deve ser batizado até que ela faça faz uma profissão de fé em Cristo. Para o presbiteriano, o batismo é para seguir o padrão que Deus deu a Abraão na circuncisão. Todas as crianças da aliança (filhos de pelo menos um pai que acreditar) devem ser batizados porque eles já estão na aliança e devem ter o sinal da aliança e selo aplicado a eles como uma indicação externa de seu relacionamento com Deus. 
Esta relação não é a salvação, mas sim, é o reconhecimento de que eles são filhos da aliança e, com os pais crentes, reze que Deus o colocou em uma posição especial na família da aliança, onde serão criados na disciplina e admoestação do Senhor. Quando chega a hora que eles, também, abraçar a Cristo como Salvador torna-se salvos, mas não antes disso. E até mesmo filhos descrentes são ensinados que eles têm a responsabilidade de acreditar no Evangelho e ser salvo. Se eles devem desconsiderar esta relação de aliança e tornar-se rebelde aos pais e não querer participar da fé cristã, tornam-se reprovados da aliança e digno da maldição de Deus. 
Quando eles são bebê, nem os pais nem ninguém podem saber se essa criança é um dos eleitos de Deus ou não. Apenas como filhos do pacto e sempre olhando para Deus e vê-lo trabalhando em seus corações através da fé em Cristo eles podem ter certeza razoável de que eles são de fato um dos filhos de Deus. É comumente ensinado que as crianças da aliança, antes de vir para a fé em Cristo, não estão autorizadas a participar da Ceia do Senhor. No entanto, eu pessoalmente discordo nesse ponto. Desde que as crianças de crentes já estão na aliança e ter recebido o sacramento do batismo, eles também devem ter o privilégio de receber a comunhão. Isso não deve ser negada, mas, geralmente, é na maioria das Igrejas Reformadas. O problema com essa prática é que, se alguns desses filhos da aliança são trazidos antes da sessão de igreja para a rebelião contra os pais ou outras práticas pecaminosas, eles podem ser disciplinados pela sessão. Mas o que a disciplina normalmente consiste? Com os adultos é a retenção dos elementos de comunhão até a plena restauração acontecer. Lembrando que essas crianças nunca foram autorizadas a participar na Ceia do Senhor. Sendo assim, nunca fez parte da família da aliança de qualquer maneira." Então eu vejo que muitas igrejas reformadas estão em erro, não permitindo a Ceia do Senhor para bebês e crianças pequenas. A razão que eles dão é encontrada em I Coríntios. 11, onde se diz "Examine o homem a si mesmo..." Mas a conduta desordenada em Corinto não envolver as crianças, mas sim adultos que poderia examinar seus próprios corações - as crianças não podem fazer isso. Certamente isso não é motivo suficiente para negar-lhes os elementos. Filhos de crentes, se eles têm direito ao batismo, que certamente são batizados, também deve ter o direito de receber a comunhão, juntamente com seus pais. Estas crianças sabem instintivamente que eles são parte da família de Deus da aliança e, muitas vezes se sentem feridos e rejeitados quando os anciãos passam o pão e o cálice por eles. Essas crianças estão realmente debaixo de uma aliança informal excomungado ao mesmo tempo dessa aliança em sua própria igreja! Embora muitos deles já amem o Senhor e tem sido ensinado por e Ele. Portanto, há um mundo de diferença entre regeneração batismal (um ensino falso) e teologia do pacto (um ensinamento bíblico). A teologia do pacto sempre ensinou que as pessoas são salvas pela fé em Cristo e Sua obra na cruz. Esta regeneração pressupõe que Deus já lhes deu um novo coração que permite que eles acreditem no Evangelho e se arrependa de seus pecados, e procure com a ajuda do Espírito Santo viver uma vida piedosa e santa. 

[Indagação ] Você acredita que alguém tenha que ser batizado em água, a fim de ser salvo? Que a água e o ato de batismo é uma parte do processo de salvação? 

[Resposta] absolutamente não! Vá estudar todos os grandes livros reformados sobre o assunto do batismo, onde eles explicam que ele é apenas um sinal O batismo é apenas um "sinal" (ou seja, sinal exterior) de um pacto (ou seja, "a graça interior" ou regeneração E MANIFESTA por Deus). É como um anel de casamento, que é um "sinal" visível ou símbolo de uma relação de aliança. É o anel de casamento essencial antes que possa haver um pacto, ou você pode ter uma aliança sem o sinal exterior ? Em outras palavras, duas pessoas podem se casar, embora nenhum deles use um anel de casamento? Claro, eles podem! O anel de casamento não é um elemento essencial para uma aliança. É apenas um sinal ou símbolo de uma aliança. É um testemunho exterior, visível a existência de um pacto. Jesus diz que se nós não "confessarmos os nossos pecados diante dos homens, nem mesmo Ele nos confessará diante do Pai". O batismo é apenas uma forma de "confessar" (ou testemunho) a nossa fé em Cristo diante dos homens. Jesus está mais interessado em nossa vida diária, sendo um "testemunho" constante diante dos homens de nossa fé (relação de aliança) em Cristo. Aqueles que só têm o testemunho do batismo e nenhuma outra evidência de uma relação de aliança provavelmente não estão regenerados. O sinal da aliança não significa nada e não leva a nada e não tem valor como um "pacto assinado" se não há relação de aliança real lá. O anel de casamento é colocado após o pacto não antes! A mesma forma é o batismo. A limpeza / regeneração do coração e a realização de um pacto vem em primeiro lugar, em seguida, o batismo é feito depois como um símbolo visível de confissão de que a limpeza da aliança efetuou a regeneração. Isso é o que o capítulo 28, artigo 5 º do Catecismo Maior de Westminster (no Batismo) está falando. O eleito pode ser regenerado e salvo, sem nunca ser batizado, o batismo de uma pessoa não é garantia de que ele é regenerado. O batismo não é essencial para a regeneração, nem é a regeneração garantida pelo batismo. É apenas um testemunho exterior de uma relação de aliança referente à profissão de fé. Se realmente há regeneração e uma relação de aliança no coração dessa pessoa é outra questão. O batismo não tem valor no estabelecimento ou garanti a regeneração. Isso um fato incontestável!

Um comentário:

Lincoln disse...

Boa tarde Pastor, excelente o estudo postado, nos traz um entendimento muito bom e dá-nos uma visão diferente daquela que aprendemos em nossas igrejas pentecostais nos dias hodiernos, entretanto, quero fazer uma ressalva dentro de um pensamento pessoal relacionado ao batismo. Os exemplos dados pelo Senhor tipo o da aliança, eu concordo plenamente e penso que as igrejas deveriam mostrar esse exemplo para facilitar o entendimento, não obstante, eu penso que o batismo de fato não é essencial para a salvação, mas é necessário para a mesma. Essencial é algo que não podemos viver sem ele; exemplo a comida, é essencial para nós pq sem comida nós iremos morrer. Nesse caso o senhor tem razão, o batismo não é essencial para a salvação, pq eu posso crer e aceitar a Cristo como meu Senhor e Salvador (pacto) e não ser ou não ter sido batizado e mesmo assim ser salvo. Porque eu crendo e aceitando a Cristo (pacto) não batizo?, é nesse ponto que eu penso que uma pessoa pode perder a salvação, pelo fato de ter aceito a Cristo como salvador e não querer selar ou confirmar esta aceitação publicamente. O batismo, de fato não é essencial, pq uma pessoa pode aceitar a Cristo hj e morrer amanha e ir para o céu pq não deu tempo suficiente de mostrar publicamente a aceitação do pacto. Tendo em vista que o batismo não é essencial ele passa a ser necessário, porque uma pessoa não pode ficar sem comer pq lhe é essencial, mas uma pessoa não morre por causa de uma roupa, a roupa então é necessário más não essencial. Então se a pessoa aceitou a Cristo e tem tempo suficiente para passar pelas "águas" porque não fazer?, pode perder a salvação partindo por essa premissa, o senhor não concorda?

abraços Lincoln.