Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

terça-feira, 11 de abril de 2017

A Parábola das 10 Virgens de Mateus 25: Um acontecimento Futuro ou já ocorrido em 70 d.C?


      Por: Por William Bell

Futuristas em sua grande maioria acreditam que Cristo ainda não retornou. E por fim passagens como essa das 10 virgens, os ajudem a manter suas convicções de pé. No entanto, vamos notar evidências claras de apoio de que a parábola não se refere ao nosso futuro, mas sim para a vinda do Senhor em 70 d.C. 

O ponto principal da parábola é que 5 virgens sábias se prepararam tomando óleo em suas lâmpadas, enquanto as 5 insensatas não o fizeram. Essa falta de preparação criou as condições para enfatizar a necessidade e a falta da preparação para as núpcias. Vejamos; A relação entre Cristo e a igreja é frequentemente denominada como um casamento a ser consumado. Ver 2 Cor. 11: 2, onde Paulo diz que desposou a igreja como uma virgem pura para ser apresentada a Cristo.

O Preparo desse casamento é o período pré-parousia de espera para o noivo. Outros textos que abordam o casamento são: Mat. 22: 1-8; ROM. 7: 4; Ef. 5:27; Ap. 19: 7; 21: 9. A parábola cria a condição para a prontidão, o aguardo. Isso é claro pela ação do sono que recai sobre elas devido o tempo. A atenção no sono serve para indicar que durante este ato, não se está conscientemente acordado é o que acontece no mundo fora desse reino.

Eles não sabiam o tempo do retorno do Senhor

Quando Jesus ressuscitou, os judeus pagaram aos soldados romanos para que dissessem a todos que o corpo de Cristo foi roubado enquanto dormiam. Primeiro, os soldados não estavam dormindo. Se eles estivessem dormindo, não saberiam dizer como o corpo não estava no túmulo. Da mesma forma, na parábola, estar dormindo simplesmente indica que os discípulos não sabiam o dia e hora e por tanto estavam em vigilância em sua preparação. Então, na hora menos esperada, o noivo veio. As 5 virgens insensatas não tinham óleo em suas lâmpadas e não estavam preparadas para o casamento. As virgens sábias estavam prontas e entraram com ele para o casamento e a porta logo se fecharam.

Parábola das 10 virgens anula a doutrina do arrebatamento

Observe que a igreja (representada pelas virgens sábias) levantam-se e aparam suas lâmpadas ainda na expectativa do noivo. Nada na parábola indica que elas são arrebatadas para o céu deixando as virgens insensatas para trás na terra. Além disso, entende-se que o casamento escatológico segue o milênio (1000 anos) reinado de Cristo. O que estamos vendo na parábola é a segunda vinda no final do milênio.

O significado disto é que não há nenhuma separação entre a vinda do Senhor e o arrebatamento ensinado nas escrituras! Pois ocorre no mesmo tempo. Veja que desde o momento em que as virgens sábias enchem suas lâmpadas e ficam em preparação entre o tempo da vinda do noivo. Ambas as virgens sábias e tolas permanecem juntas no aguardo até a vinda do noivo. Isto é semelhante à parábola da joio onde tanto o trigo como joio permanecem no campo (mundo) até o momento da colheita, ou seja, a segunda vinda.

A porta está fechada

Após o noivo retornar inesperadamente, e as virgens sábias ter ido para o casamento, as tolas batem à porta em busca de entrar. Eles clamam, Senhor, Senhor, abra-nos a porta! O Senhor então diz que não as conhecem.
A parábola então oferece o ponto principal da prontidão em preparação para a vinda do noivo, ou seja, a vinda do Filho do Homem em que elas não sabiam o dia ou a hora.

Lições da parábola que se aplicam a 70 d.C.

Primeiro lugar; O casamento do noivo ocorre depois que a cidade é destruída, por Mat. 22: 1-7. Isto segue o mesmo padrão que o encontrado em Apocalipse 18 e 19, quando a cidade meretriz, Mistério, Babilônia é destruída.

Em segundo lugar; A parábola ocorre dentro do tempo de vida das mesmas virgens que tomaram o óleo. Não é um evento que começa com uma outra geração de virgens e termina 20 séculos depois com outro grupo de virgens.
Uma vez que não pode ser verdade que essas virgens pudessem ter vivido quase 2.000 anos, faz o ponto esclarecidos de que "todas essas coisas" teriam lugar antes que aquela geração do Senhor Jesus vinhesse a falecer. Isso mostra a ligação ininterrupta entre Mateus 24 e Mateus 25.

Em terceiro lugar; A ideia de "fechar a porta" marca o momento do julgamento. De acordo com o contexto histórico do primeiro século, Lucas mostra a quem essa linguagem é endereçada.

Vejamos; O ministério de Jesus foi ensinando em cidades e aldeias na Palestina, principalmente na Galileia e em Jerusalém. No livro de Lucas, o Senhor Jesus falando a respeito do Reino declarou: “Quando o dono da casa se levanta para fechar a porta, como indicado na parábola, muitos estão do lado de fora e batem dizendo Senhor, Senhor abre as portas para nós! Ele recusa abrir e eles então começam a responder: "Comemos e bebemos em sua presença e ensinamos em nossas ruas." (Lucas 13:25, 27) Há apenas uma geração de pessoas que poderiam afirmar ter comido e bebido na presença de Cristo. Você sabe que geração seria essa? Em outra passagem com o indicativo sobre a geração em questão encontramos mais um vestígio: Falando daqueles que assassinaram João, o Batista, Jesus perguntou: "Mas a que compararei esta geração?" (Mateus 11:16)

Ele também disse que essa mesma geração falou dele, dizendo: "O Filho do Homem veio comendo e bebendo, e eles dizem:" Olhe, um glutão e um bebedor de vinho, um amigo dos publicanos e pecadores! (Mateus 11:19)
Logo podemos então entender que a geração acima citada é a mesma geração que o acusou como um glutão e beberrão, que comeu com pecadores e em cujas ruas ele ensinou, que foram excluídos quando eles surgiram para entrar para as núpcias no momento do julgamento / casamento.

Portanto, a parábola das 10 virgens, Mateus 25, é apenas uma continuação da discussão de Jesus sobre a destruição de Jerusalém de Mateus 24, todos os quais ocorreram antes que a geração do século I passasse.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: