Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Lucas 21:20-22 define o tempo em que as profecias se cumpriram?


  Por: Erivelto Soares

“Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.”
Lucas 21:20-22

O texto em questão é uma de muitas declarações inequívocas de uma Escatologia já consumada. Vale lembrar que o novo testamento fora inscrito no período transitório entre o fim da dispensação da Lei para a dispensação da Graça e que a igreja do primeiro século estivesse preparada e não nós igreja do século XXI.

Não é preciso ter uma licenciatura em teologia para entender certos textos embora para muitos seja praticamente um enigma a ser decifrado. Por exemplo; Grande parte dos estudiosos do Preterismo Parcial afirmam que esse texto não se refere ao cumprimento escatológico sobre a ruína de Jerusalém em 70 d.C e sim a destruição de Israel apenas! Eles alegam que tudo que está escrito em referência a vingança de Deus sobre Israel se deu ali e que mais para a frente em um futuro sempre incerto tudo se cumprirá.

É importante que analisemos 2 questões:

1º) Temos que levar em conta o conteúdo desse discurso.

2º) Entender o porquê que o templo Judeu quanto aquela geração é tão destacada no plano escatológico.

O CONTEÚDO DO DISCURSO

Pra que se entenda de forma detalhada o conteúdo da declaração de Lucas 21:20-22 é importante ler o que está escrito em Mateus 24:3 “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Como sabemos o Senhor Jesus estava discutindo sobre a queda do templo pois assim registra nos primeiros versos 1 e 2 de Mateus 24 devidamente como podemos associar aos versos 5 ao 6 do Cap. 21 de Lucas. Logo a questão é que dois acontecimentos se dariam no mesmo tempo em que o templo ruísse! A vinda (Parousia) de Jesus e o fim do mundo (aion). Logo; tudo que encontramos contextualizado em referência aos sinais do fim em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 são predições que se desaguariam em resposta a Segunda vinda de Jesus e o fim da dispensação mosaica.

Vale lembrar que a vinda de Jesus se dá em virtude da queda do templo, assim como o fim do mundo que na verdade a palavra mundo (aion) se refere a um tempo ou um período de tempo marcado por suas características morais e espirituais e não o fim do planeta terra como se tem acreditado pela tradição.

Pois bem; Os preteristas parciais ao ler as predições de Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. Eles se preocupam apenas em relatar os fatos da guerra que teve o seu cumprimento em 70 d.C. Porém não conseguem associar a guerra com a vinda em glória de Jesus em resposta aos as questões dos discípulos em Mateus 24:3! Pra minimizar a notoriedade da interpretação, os parciais preteristas asseveram em dizer que aquela vinda foi em Juízo de Jerusalém e não em glória como a igreja aguarda até hoje.Nem com todas as ginasticas que se possa fazer pra ofuscar tamanha verdade sobre o tempo da vinda de Jesus (Parousia) em glória ocorrida em 70 d.C não conseguem ter bom êxito. Pois se assim o fora, como eles imaginam, teremos uma terceira vinda de Jesus pra se cumprir! Uma que ocorreu em vingança em 70 d.C e a outra em glória quando nas nuvens de forma literal aparecer. (Assim eles creem)

Então fica mais que coerente entender que ao registrar Lucas que tudo que está escrito se cumpriria sobre os escombros de Jerusalém, não se restringe apenas a queda do templo e sim a VINDA DE JESUS EM GLÓRIA E O FIM DO MUNDO!


PORQUE O TEMPLO JUDEU E AQUELA GERAÇÃO FOI DESTAQUE NA CONCLUSÃO ESCATOLÓGICA?

Esse é um ponto muito interessante pois os Parciais Preteristas se preocupam apenas em ver a queda de Jerusalém em 70 d.C como uma guerra como qualquer outra e não entende que houve grande subsídios espirituais por trás daquela queda.

O templo de Jerusalém até 70 d.C. Era o símbolo máximo da dispensação mosaica que estava em vigor des de o deserto quando foi estabelecido com o povo diante do monte Sinai ao sair do Egito. Enquanto o tempo estivesse de pé, os Judeus entendiam que havia a aceitação de Deus por eles e uma vez se o templo viesse a ruir, os Judeus entendiam que grande seria a catástrofe! Pois a queda do templo culminaria no rompimento da aliança! A desaprovação de Deus pra eles!

É tão sério isso que o próprio Senhor Jesus faz uma declaração seríssima quanto o fato tribulacional que levou a queda de Jerusalém: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” Mateus 24:21

Vejam o grau dessa declaração! A queda de Jerusalém foi um acontecimento como nunca houve, dês de o princípio do mundo até agora e nunca haverá algo de tamanho significado!

Logo fica COMPROVADO A FARSA QUE É A CRENSA A RESPEITO DE UMA SUPOSTA TERCEIRA VINDA DE CRISTO. Pois se assim o fora, não seria um acontecimento maior que a queda de Jerusalém?

Vejamos outro texto de suam importância que liga o fato de que aquela geração do Senhor Jesus não deveria passar antes que tudo se realizasse: Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem. E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.” Lucas 21:20-32

O Senhor Jesus foi claro em dizer que a sua geração, não passaria sem antes de tudo acontecer. Só uma pessoa sendo muito ingênuo para achar que ainda há de se cumprir profecias escatológicas mesmo após a geração do Senhor Jesus ter passado a séculos!

Fica então a questão: Ou o Senhor Jesus foi um mentiroso, um falso profeta ao declarar com tamanha precisão o tempo do cumprimento escatológico e não haver ainda concretizado ou a fé escatológica futurista como a fé escatológica dos parciais preteristas estão drasticamente frustradas. Eu fico com a segunda opção, sem sombra de dúvidas.

Logo; Lucas 21:20-22 se diz respeito a consumação escatológica em detrimento da queda de Jerusalém em 70 d.C. Ali o Senhor Jesus veio em glória, ressuscitou e jugou os mortos, estabeleceu seu reino eterno, firmou uma aliança eterna e governa de geração a geração. Entender diferente é andar na contramão da verdade ainda que seja da forma mais ingênua que exista. Diga não a essas especulações escatológicas e as teorias das conspirações que só fazem se multiplicar devido à falta de entendimento do povo santo de Deus.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: