Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

domingo, 1 de abril de 2012

E REINARÃO COM ELE MIL ANOS.

                             

                                              
 Por Erivelto Soares 

“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. Apocalipse 20:1-6

Estamos agora diante de mais um tema que diverge e muito na área escatológica. A pergunta que fica no ar quando lemos esse capítulo é; Quando ocorrerão esses mil anos? Quando se efetuará esse evento? Como procederá o milênio?

O pós-milenismo é a escola escatológica que defende que Cristo virá pela segunda vez, ao término do Milênio. Muitos pós-milenistas crêem que a era Milenar iniciou-se quando Cristo foi assunto ao céu, e outros crêem que ela surgirá quando o Evangelho houver sido pregado em toda terra, promovendo uma Era Áurea de Justiça e Paz para a humanidade.(Visão futurista).

O pré-milenismo, ou pré-milenialismo, é a visão de que a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes do Seu Reino Milenar e que esse reino será um período literal de 1000 anos.(Visão futurista).

Já os Amilenistas, não crêem em um evento que distinguirá os mil anos, para eles a presente condição dos justos no céu é por tanto o Milênio.

De acordo com esta passagem (Texto chave do estudo Apocalipse 20:1-6), os Mil anos começam com a prisão de Satanás. É importante também lembrar que a palavra “MILÊNIO” não é Bíblica é uma expressão latina para os Mil anos.

Em primeiro lugar, temos que identificar esse Poderoso Anjo que desce do céu, tendo nas mãos a chave do abismo.

Quem era esse Anjo? O Senhor Jesus! Só o Senhor Jesus poderia ter em mãos a chave do abismo “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse 1:12-18

Quanto ao anjo é muito fácil de decifrar, agora seguindo adiante no texto de Apocalipse 20, temos algo no versículo 3 que deixa muita gente confusa. O texto relata que satanás é algemado (Preso sob cadeias), e o texto termina dizendo que “Depois disto é necessário que ele seja Souto pouco tempo.”

Para que se entenda esse acontecimento, é preciso que se entenda o significado dos Mil Anos da Bíblia!

Então vejam o número Mil da Bíblia é simbólico!  “Mil” representa um número RELATIVO. (Que indica relação, concernente, referente a algo).
 “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”
II Pedro 3:8
Outra referencia se encontra em Salmo 90:4 “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.”

Deus não se baseia pelo tempo, por isso que Mil anos não pode ser visto de forma literal. Então os mil anos do Cap.20 de Apocalipse, é referente à que? Ainda tenho outro texto que irá responder a essa questão.
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Apocalipse 20:10

Ai esta a resposta! Quando se deu os Mil anos? Quando satanás foi algemado! Quando isso ocorreu? Na cruz do Calvário! “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;” Hebreus 2:14

Quando ele foi Souto por pouco tempo? Na grande tribulação que culminou na destruição de Jerusalém Em 70 d.C! foi justamente quando a Igreja do Primeiro século vivenciou o tempo da apostasia “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. ” Mateus 24:5, 24

A Igreja do Primeiro século não ficou marcada apenas pelo seu crescimento e comunhão não, a igreja do Primeiro século foi marcada pela grande apostasia jamais vista na História! Nem mesmo o cristianismo presente poderá se igualar naquela época.  O Ap. Paulo admoestou a Igreja de Corinto “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. II Coríntios 11:13-15

Em I João Cap. 4, o Ap. João declarou “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” I João 4:1-3

Logo se entende por Mil anos, O PERÍODO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS AO JULGAMENTO DE SATANÁS. 

“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3

Observem: O texto é claro “ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABEM” Quando Isso acontece? No Juízo Final! Onde satanás é lançado no Lago de fogo. Outra cousa importante no texto; o que é que satanás fazia antes de ser encerrado em cadeias? ENGANAVA! Qual foi um dos alertas dos acontecimentos da grande tribulação dado pelo Senhor Jesus, O Ap. Paulo e o Ap. João? Engano, apostasia, falsos mestres nas igrejas!

O REINADO DOS SANTOS
O reinado dos santos não pode ser entendido aparte de tudo aquilo que já vimos até agora. Se o período dos mil a nos se deu com a prisão de satanás e o término se deu com o seu julgamento, logo se entende que o reinado dos santos se deu entre a morte e ressurreição de Cristo a queda do templo judaico em 70 d.C!

Esse período foi determinante, foi o período onde houve a expansão do evangelho do reino, a multiplicação dos fiéis de Deus, a igreja crescia em triunfo. Vejam as palavras do Ap. Paulo em Efésios 1:3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;”
Quando o Senhor Jesus ressuscitou, todos os cristãos tornaram herdeiros da mesma bênção que o fez coroado para sempre. A transmissão dessa verdade pelo evangelho foi determinante no primeiro século para que eles não deixassem de acreditar no que estava proposto para a eles na eternidade. Isso fez com que os sofrimentos das perseguições romanas fossem amenizados. Vejamos outro texto bem propício ao que venho escrevendo:

 “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;” Efésios 1:16-21

Mesmo que o reino em si fosse uma promessa para eles, Paulo deixou clero e orava para isso que eles se vissem vencedores em Cristo, pois tudo aquilo que os impossibilitaria a herdade desse reino já tinha sido conquistada por Cristo.
 Ainda na Epístola de Paulo aos Efésios podemos ver mais uma verdade “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” Efésios 2:4-6

Outro texto importante é o de 2 coríntios 2:14 que diz “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

O quadro aqui retratado é o de um conquistador romano levando, triunfante, os seus cativos. Paulo, alegremente considerava-se assim.

Essa verdade revelada principalmente nas epístolas Paulinas trouxe plena convicção da vitória dos cristãos em Cristo. Quando lemos Apocalipse 20 vemos como isso tem sentido: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4

Veja; todos aqueles que de forma destemida não se intimidaram pelo terror imperial durante os mil anos (período que prescreve a morte e ressurreição de Cristo a queda do templo em 70d. C) foram galardoados.

É importante esclarecer o que diz os textos seguintes: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Apocalipse 20:5-6

Quem são esses mortos que não reviveram cujo qual o texto se refere?
R- Os Ímpios, os vasos de ira, a planta que o pai não plantou o joio... Aqueles que no período dos mil anos não deram ouvidos ao evangelho! Esses não tiveram parte na primeira ressurreição por isso que a segunda a esses teria poder.
O verso 6 testifica isso:”. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”

Do verso 7 em diante você já foi esclarecido no início desse estudo. A conclusão que tiramos então é que existe um equívoco muito grande quanto ao entendimento desse período, e devido a isso inúmeras especulações são levantadas. É preciso largar a tradição e se apegar a Bíblia como a única regra de fé e prática! Deixe a Bíblia ser a palavra de Deus e seja liberto dos equívocos teológico Dispensacionalista como futurista.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: