Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

(Preterismo Parcial - Sofrendo de um caso de seletiva não-conformidade)


           JE Gautier Jr.

Confissão de Fé de Westminster
Capítulo XXXI de sínodos e Conselhos III.
 

Todos os sínodos e concílios, desde os tempos dos apóstolos, quer gerais quer particulares, podem errar, e muitos têm errado. Portanto, eles não devem ser feitos a regra de fé ou prática, mas para ser usado como uma ajuda em ambos. (E)
 

Philip Schaff, Os credos da cristandade do século, 19: "No sistema protestante, a autoridade de símbolos, como de todas as composições são humanas e relativamente  limitadas. Elas não são coordenadas com, mas sempre subordinadas a Bíblia, como única regra infalível de fé e prática cristã. O valor dos credos depende da medida de seu acordo com as Escrituras. Na melhor das hipóteses, um credo humano é apenas uma exposição aproximada e relativamente correta da verdade revelada, e pode ser melhorada pelo conhecimento progressivo da Igreja, enquanto a Bíblia permanece perfeita e infalível. A Bíblia é a palavra de Deus; Confissão é a resposta do homem à Palavra de Deus. A Bíblia tem, portanto, uma divina e absoluta (autoridade) a Confissão tem apenas uma autoridade eclesiástica e relativa a qualquer visão superior da autoridade dos símbolos é um protestante essencial". (Vol. I, p.7)

Dr. Louis Berkof, Teologia Sistemática, 1939:"A Reforma adotou o que a Igreja primitiva ensinou respeitando o retorno de Cristo, a ressurreição, o juízo final e a vida eterna ... Dificilmente se pode dizer que as Igrejas da Reforma fez muito para o desenvolvimento da escatologia". (P.663)


Parece que algumas pessoas da fé  Reformada e do preterismo parcial estão sofrendo de um caso de seletiva não-conformidade. Porque suas interpretações de passagens bíblicas particulares agora contradizem a Confissão de Fé de Westminster, eles sentem que estão autorizados a tomar exceção e ainda ser considerados “historicamente ortodoxos”. Seu preterismo parcial, levou-os para uma posição que não é mais de acordo com a CFW e / ou os credos. Agora é aceitável para escolher porções que tenham considerados na necessidade de correção. Todo o tempo, condenando aqueles de uma opinião diferente. O que é considerado herético é agora determinado arbitrariamente. O CFW erra onde eles decidiram.
(Nota:. As citações utilizadas neste artigo, ou seja, Gentry Ken e RC Sproul, são para definir o preterismo parcial, não estão servindo para credenciar Dr. Gentry ou Sproul Dr. com aqueles que estão condenando irmãos e irmãs da fé)
Gentry Ken, em seu quarto ponto de Uma Breve Análise Teológica do hiperpreterismo, afirmou que "tem passagens que especificamente delimitando o prazo por indicadores temporais (tais como" esta geração "," pouco "," à mão ", "próximo", e termos semelhantes) devem ser aplicados a 70 d.C.


CFW Capítulo XXXIII do juízo final
III. Como Cristo nos faria ser certamente convencido de que haverá um dia de julgamento, tanto para deter todos os homens do pecado e para a maior consolação dos justos nas suas adversidades: (f), de modo que ele vai ter esse dia desconhecido para os homens, para que possam livrar-se de toda confiança carnal, e estar sempre atento, porque não sei a que hora o Senhor virá, e pode sempre estar preparados para dizer: Vem Senhor Jesus, vem depressa, Amém (g).
A CFW fornece textos de prova bíblica para a sua posição doutrinária. Sob a seção "g" o versos de apoio Apocalipse 22:20 está listado: "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora."
A CFW atribui este versículo como prova para um futuro ainda para nós da vinda de Cristo. Se este versículo não está se referindo a 70 d.C. e a interpretação Preterista está errado, então Cristo certamente induziu em erro aqueles a quem esta carta foi originalmente dirigida. Dr. Gentry diz que "esta geração" e "brevemente" deve ser aplicado a 70 d.C. Não é então digno de aceitação para todos que Cristo "brevemente" vindo se refira a sua geração? Então para Cristo não se passar por um enganador, é preciso que o tempo do cumprimento "brevemente" assuma o seu significado natural. Logo, Apocalipse 22:20 deve ser posta no ano 70 d.C.
RC Sproul, em seu livro Os Últimos Dias Segundo Jesus, lista Apocalipse 22:20 como um tipo de indicador temporal que deve ser aplicada a 70 dC. Dr. Sproul mostra que a palavra grega, taxos, "É geralmente traduzido como 'pouco' ou 'rapidamente'. Ela aparece em Apocalipse 1:1; 2:16, 3:11; 22:6, 7, 12, 20 ". (P.138)


Dr. Gentry concorda com Sproul neste momento.
Apocalipse 22:20 refere-se a vinda de Cristo, em 70 d.C.
Deveria ser óbvio que os autores tinham apenas um "tipo de vinda" em mente quando formularam a CFW. E eles interpretaram que vem como ainda no futuro para si mesmo. Dr. Gentry, Dr. Sproul e outros reformados preteristas parciais são forçados a estar em desacordo com a CFW neste momento.Mas não termina aí. Em "f" do Capítulo  xxxiii da CFW Lucas 21:27 - 28 é tido também como um texto de prova ainda no futuro para nós da Segunda Vinda de Cristo."Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima."
Lucas 21:25-32 não é a passagem paralela de Mateus 24:29-34 que Gentry Dr. atribui a 70 d.C? (1999 Conferência Ligonier, "A Grande Tribulação") Lucas 21:27-28 está no coração deste texto."E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade, o mar e as ondas rugindo; coração dos homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que estão vindo sobre a terra, para os poderes dos céus serão abalados. (27) Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. (28) Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima então ele falou-lhes uma parábola: ". Olhe para a figueira, e para todas as árvores. Quando eles já estão brotando, você ver e saber por si mesmos que o verão está próximo. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo que, esta geração não passarão até que todas as coisas ocorram. "
A mesma vinda do Filho do Homem que a CFW postula em nosso futuro, o Preterista parcial diz já está cumprido. Então, ou a CFW é um erro, ou o Preterista parcial.
CFW Catecismo maior Pergunta 56.- Como é que Cristo será exaltado em Sua vinda para julgar o mundo?
Resposta: Cristo deve ser exaltado na sua vinda para julgar o mundo, em que Ele, que foi injustamente julgado e condenado pelos homens maus, virá novamente no último dia em grande poder, e em plena manifestação de sua própria glória, e glória de Seu Pai, com os Seus santos anjos, e com um alarido, e com voz de arcanjo, e ressoada à trombeta de Deus, para julgar o mundo com justiça.

Mateus 24:30 é usado como um texto de prova para esta Resposta: "Então, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e então todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."
Preterismo parcial diz que Mateus 24:30 foi cumprida em 70 d.C. No entanto temo um outro desacordo.


CFW Capítulo XXXIII Do Juízo Final
II. No final de Deus, determinando esse dia é para a manifestação da glória de sua misericórdia, na salvação eterna dos eleitos, e de sua justiça, na condenação dos réprobos, que são perversos e desobedientes. Pois então o justo para a vida eterna, e receberão a plenitude de alegria e refrescia, que deve vir da presença do Senhor, Deus, mas os ímpios que não sabe, e não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo, serão lançados tormentos eternos, e puniçõ com a destruição eterna da presença do Senhor, e da glória do seu poder. (E)
Sob os versos de prova previstas nesta seção, Mateus 25:31-46 encabeça a lista.
"Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da Sua glória. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de Meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. "Mateus 25:31-34
Compare:"Então, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e então todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com um grande som de uma trombeta, e eles reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma extremidade do céu para o outro. "Mateus 24:30-31
RC Sproul diz que Mateus 16:27-28 não se realizou em 70 d.C (1999 Conferência Ligonier, "Loucura últimos dias."), O mesmo vindo em poder e glória, com os seus anjos e seu reino, como diz Mateus 25:31 -46 e Mateus 24:30? "Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Verdade vos digo que, há alguns aqui que não provarão a morte até que vejam o Filho do Homem no seu reino ". Mateus 16:27-28
Caro leitores; O Cristianismo ortodoxo histórico sempre ensinou uma vinda do Filho do Homem. Quando os reformadores montou o CFW, eles interpretaram duas vindas diferentes; Mateus 24:30 em 70 d.C e Mateus 25:31-46 ainda no futuro? Não! Os reformadores não “dividiram" o Sermão do Monte, como fazem a maioria preteristas parciais. Eles ensinaram que o futuro para os escritores do Novo Testamento ainda "chegando", não tinha ocorrido! De acordo com a CFW e os credos, a vinda do Filho do Homem com poder e glória, com os seus anjos, e em Seu Reino, sempre foi uma vinda, não duas!
De A Parusia, o Dr. James Stuart Russell, 1878: Na chamada "divisão" do discurso de nosso Senhor.
Mateus 24: 35- 36 "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Mas daquele dia e hora ninguém conhece, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai."
"Embora nosso Senhor definisse os limites do tempo em que a consumação previa que aconteceria ainda certa quantidade de indefinição continua respeitando o momento de sua chegada. Ele não especifica a data exata, a hora", ou no dia. "ou mesmo o mês ou o ano Isto não significa que toda a questão do tempo é deixada inquieta: refere-se apenas à data precisa A consumação era pra cair dentro do prazo da geração existente, mas a hora em particular quando, a sentença de condenação deve soar, não foi revelado ao homem, nem anjo, nem (o que é mais estranho ainda) para o próprio Filho do Homem. Ele foi o segredo que o pai mantinha 'em seu próprio poder. " Houve, sem dúvida, razões suficientes para esta reserva Para Ele não ter dito especificado "o dia e a hora. No sétimo ano, e trinta anos, no sexto mês, e ao oitavo dia do mês, a cidade será tomada e o templo queimado no fogo "- não só teria sido inconsistentes com a maneira de profecia, mas teria levado um dos mais fortes incentivos para constante vigilância e oração -. a incerteza do tempo preciso" (Pp.89-90)
"Não há introdução de um novo tópico com o versículo quadragésimo terceiro do capítulo vinte e quatro de São Mateus. Nenhuma transição para outra catástrofe, ou outra diferente vinda daqueles de que Ele tinha todos falando junto sido Não há hiato, sem intervalo, na continuidade do discurso;. nenhuma indicação de passar longe do grande evento que absortos os pensamentos dos discípulos para o outro no futuro distante Parece incrível que qualquer juízo crítico deve selecionar Mateus 24: 43.. como o início de um novo sujeito do discurso. Há não é transição, mas a continuação, no ver. 43. Nada pode ser mais consecutivo e concatenada. "Vigiai, pois, diz o Senhor aos seus discípulos em ver. 42," por que não sabeis o dia ou que hora virá o vosso Senhor. " "Por isso, ficai também vós apercebidos", Ele diz no verso 44., "porque à hora em que não cuidais, o Filho do homem vem. "A sugestão de que um novo tópico, com referência a um evento totalmente diferente, em uma época muito distante do tempo,  introduzido aqui, é totalmente arbitrária e sem fundamento." (pp.96-97)


Dr. Russell em Mateus 25:31-46, as ovelhas e os cabritos. E a harmonia forjada com Mateus 24:30 e Mateus 16:27-28. "Essa vinda do Filho do homem" já foi previsto por nosso Senhor (Mateus 24: 30 e passagens paralelas), e o tempo expressamente definido, sendo incluído na declaração completa, "Em verdade vos digo, esta geração não passará, até que todas estas coisas aconteçam "(Mt 24: 34).
"É digno de nota em particular que a descrição da" vinda do Filho do homem na sua glória 'dada nesta parábola coincide em todos os pontos com a de Mat. 26, 27, 28, de que é expressamente afirmado que seria testemunhado por alguns então presentes quando a previsão foi feita. “(P.103)
Dr. Milton Terry, apocalípticos bíblicos, 1898
"O ponto enfático, no discurso escatológico de Jesus, é que todas as coisas contempladas no simbolismo apocalíptico empregada para descrever a sua vinda e reinado iria seguir" imediatamente após a tribulação daqueles dias "(Mt 24:29). Isso é , a vinda do reino do Filho do Homem é coincidente com a derrubada do judaísmo e do seu templo, e segue imediatamente naqueles dias, o próprio reino é para durar séculos dos séculos. Ele  aumenta como a pedra corta a montanha, que se 'tornou-se um grande monte e encheu toda a terra. " ... Não é difícil ver que, quando se tem já estabelecido em sua mente que o reino de Cristo não é ainda para vir, que a "Parousia" é um evento ainda futuro, e que "o fim do mundo" não é o fim do mundo pré-messiânica, mas "o fim do mundo", tal peso de dogma efetivamente o obriga a anular o simples significado de palavras tão enfático quanto Jesus jamais falou. " (Pp.238-245)
Vejam; A acusação de heresia é feita simplesmente porque você não tem a mesma pressuposição de que seu acusador tem. Mesmo os credos que são utilizados para classificar a "ortodoxia" de outro crente, eles próprios negam pontos de sua própria escolha! Agora é certo não se conformar com os credos ou a CFW? É certo eu me conformar com uma cousas que eles mesmo não respeitam?
Observem nisso tudo que  a visão do Preterismo parcial é retratar uma ilusão de ortodoxia. Eles aplicam o título de "Preterista ortodoxo" para si mesmos. Ortodoxa com o que? Os credos ou confissões? História? Se os credos e confissões determinar a ortodoxia, então o preterismo parcial é bem fora do que é o cristianismo histórico. Mostre-me um, apenas um credo, confissão ou testamento que ensine duas novas vindas de Cristo! Preterismo parcial afirma estar em conformidade com o "cristianismo ortodoxo histórico" porém não está. Talvez, se eles disserem isso várias vezes vão torná-la verdadeira. E é o que está acontecendo.


Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: