Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Eterno Reino de Deus (Uma exposição Bíblica sobre o Reino de Deus sobre o cerco de Jerusalém em 70 d.C)

               Por Erivelto Soares

“Vi nas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem, que se chegou até o antigo de dias; foi apresentado diante dele. Foi-lhe dado domínio e glória e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio sempiterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” 

Daniel 7:13-14

Falar do reino de Deus, do reino eterno, sempre foi como também será um grande desafio. As pessoas por incrível que pareça (sejam elas cristãs ou não) desconhecem drasticamente esse grande mistério já revelado pelas escrituras sagradas.

Elas desconhecem nitidamente que o reino já foi estabelecido na pessoa de Jesus Cristo! O Deus do Velho Testamento se fez carne para que na sua morte e ressurreição exercesse uma aliança perfeita em um reinado amplo, não sendo o Rei apenas da nação Judaica e sim o Rei da Igreja, que procede de toda língua, raça e nação.

Infelizmente a grande maioria desconhece esse fato. A pregação pos-milenista e amilenista como também futurista do reino de Deus nas igrejas tem atrapalhado e muito a maneira em como devemos glorificar a Deus em nossas vidas. 

Elas não concebem de forma alguma em suas mentes a ideia de Deus exercer o seu reinado aqui onde se ver tantas desgraças, misérias e catástrofes. Elas imaginam como também esperam que todas essas desventuras um dia se dissipem com o fim do mundo físico.

Imaginam um dia em que Deus voltando trazendo um reino nas nuvens! Anjos tocando harpas, clarinetes! Um reino com ruas de ouro! Mar de cristal... Confesso que cresci mergulhado nessa idéias absurda do reino de Deus.

Amado, assim como os judeus incrédulos e saduceus da época de Jesus, muita gente ainda hoje aguardam um reino de visível aparência. Esse é o arfam do problema! Então vamos perguntar a s escrituras, o que ela diz a respeito então.

É importante você analisar os fatos antes de qualquer conclusão precipitada, faça isso para a glória de Deus. O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de corinto diz: “Entretanto falamos sabedoria entre os perfeitos, porém não a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; pelo contrário falamos a sabedoria de Deus em mistério, sim a sabedoria que esteve oculta, a qual Deus predeterminou antes dos séculos para a nossa glória; A qual nenhum dos poderosos deste mundo conheceu, pois se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória; mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, E não entraram no coração do homem, Tudo quanto preparou Deus para os que o amam. “Pois Deus no-las revelou a nós pelo Espírito; porque o Espírito tudo esquadrinha, até as coisas profundas de Deus.” I Cor.2:6-10

Como falei anteriormente, cresci me baseando em lógica humana, em teses de pessoas que nunca tiveram comunhão com Deus e isso tem assolado a Igreja dos nossos dias. A igreja em si não tem o hábito de estudas às escrituras como faziam os de Beréia e isso tem feito a igreja bastante leiga nas questões doutrinárias. Além do mais do despreparo da maioria dos pastores que se dizem comissionados por Deus. Então aquilo que Deus tem preparado para aqueles a quem Ele ama fica impossibilitado de chegar as ovelhas de Deus. Por tanto eu faço valer o marco da reforma de 1517, VOLTEMOS AS ESCRITURAS JÁ!

Então indo de encontro ao assunto, a primeira cousa que tenho que entender é que; ESSE MUNDO O QUAL VIVEMOS E MORREREMOS NÃO SERÁ DESTRUÍDO E NEM TÃO POUCO ACABARÁ!

Não existe nenhum respaldo Bíblico para essa ficção que tem solidificado a igreja de Jesus. Isso é uma tese berrante! Uma falácia bizarra que criaram da escatologia. Vejamos como essa tese maluca se contradiz as Escrituras:

“Sei que tudo quanto Deus faz, durará para sempre; nada se lhe pode acrescentar, e nada tirar; Deus o faz para que os homens temam diante dele.” Eclesiastes 3:14

Quem fez a terra? Deus! E vai durar até quando? A Bíblia diz ETERNAMENTE.

“O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho.” Provérbios 3:19-20

Vejamos, os fundamentos da terra foram efetuados com SABEDORIA e INTELIGÊNCIA diz o texto aqui, isso quer dizer que foi obra perfeita!

“Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu és, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti?! Dominas a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as amainas. Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste.” Salmos 89:8-9,11

Mais uma vez diz o texto que Deus fundou a terra e assim a mantém e a manterá, pois durará eternamente! Ainda tenho outro texto que devemos considerá a risca assim como os demais.

“Julgue ele com justiça o teu povo e os teus aflitos, com equidade. Os montes trarão paz ao povo, também as colinas a trarão, com justiça. Julgue ele os aflitos do povo salve os filhos dos necessitados e esmague ao opressor. Ele permanecerá enquanto existir o sol e enquanto durar a lua, através das gerações. Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado.” Salmos 72:2-5,17

Para que se entenda esse texto se refere ao reinado messiânico de Jesus e prova categoricamente que o seu reinado durará ENQUANTO existir o sol!

Observe que há uma contradição interminável quanto à concepção muito equivocada do reino de Deus efetuada para religiosidade.Pois se um dia o sol deixar de existir, Jesus não será o Rei eterno! Vamos ver o que diz o texto de Lucas em relação a esse “tão esperado reino”.

"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais; porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás.Lembrai-vos da mulher de Ló.Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. {Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.} Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.” Lucas 17:20-37

1º lugar) O SENHOR Jesus disse e assim deixou claro que o Reino de Deus não viria com visível aparência!!! Ou seja, o reino é ESPIRITUAL. 

2º lugar) O texto diz que a implantação do reino eterno de Deus seria visto em meio a um grande juízo sobre a sua geração! 

“Ai de vós! Porque edificais os túmulos dos profetas que vossos pais assassinaram. Assim, sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas, e vós lhes edificais os túmulos. Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão,para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração." 
Lucas 11:47-51

Isso é impressionante! Jesus deixa claro que a sua geração pagaria o sangue dos profetas que morriam pelos seus! Em outra ocasião o SENHOR deixa claro que até ELE deveria ser rejeitado pelos seus para que houvesse o fim.

“Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei. Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã e depois, porque não se espera que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!" Lucas 13:31-35

É ai que entra o desfeche escatológico! Cristo deveria ser desprezado pelos seus e aí vir o fim. O fim de quê do mundo físico? Não do mundo aiõn! (tempo e período tempo marcado pelas suas características morais e espirituais) 

“O mundo ‘cosmos” estava vivendo um período totalmente profano e hipócrita pelo judaísmo! O judaísmo no tempo do SENHOR Jesus influenciava a todos! Reis, impérios, nações. Os judeus não valorizaram a aliança que Deus tinha feito com eles no SENAI! Eles transgrediam a lei, eram dissolutos então era preciso mudar tudo “aquele mundo teria que acabar” o mundo onde Deus era restrito a Israel, para se formar um novo mundo sobre uma aliança eterna.Um mundo de justiça e de governo absoluto, não físico porém espiritual. Quando foi que isso ocorrerá? Em 70 a D, quando Jerusalém foi totalmente dizimada pelo império Romano.

Vejamos o que diz o SENHOR em seu interrogatório pelos judeus, momento antes de sua morte.

"E os que prenderam a Jesus o levaram à casa de Caifás,o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos.Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim. Ora, os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho falso contra Jesus, a fim de o condenarem à morte. E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas afinal compareceram duas afirmando: este disse; posso destruir o santuário de Deus e reedificálos em três dias. E levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que esses depõem contra ti? 
Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o filho de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que desde agora vereis o filho do homem assentado à direita do Todo poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestis, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais tem de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia! Que vos parece? “Responderam eles é réu de morte.” Mateus 26:57-66 

Mais um profeta estava sendo condenado pelos seus, mais esse voltaria em suma vingança. “eu vos declaro que desde agora vereis o filho do homem assentado à direita do Todo poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu.” O sumo Sacerdote assim como toda aquela geração viria esse evento o qual aconteceu literalmente!

A frase VINDA SOBRE AS NUVENS para os Judeus era mui familiar! Eles entendiam que essa frase se referia a Deus em julgamento solene sobre uma cultura ou nação.

Vejamos quanto o julgamento do Egito Antigo.

“Sentença contra o Egito. Eis que o SENHOR, cavalgando sobre uma nuvem ligeira, vem ao Egito; os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e os coração dos egípcios, e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra seu próximo; cidade contra cidade, reino contra reino.” Isaías 19:1-2

"E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Gemei: Ah! Aquele dia! Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do SENHOR; dia nublado; será o tempo dos gentios. A espada virá ao Egito, e haverá grande dor na Etiópia, quando caírem os traspassados no Egito; e tomarão a sua multidão, e serão destruídos os seus fundamentos. E em Tafnes se escurecerá o dia, quando eu quebrar ali os jugos do Egito, e nela cessar a soberba do seu poder; uma nuvem a cobrirá, e suas filhas irão em cativeiro. Assim executarei juízos no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR." Ezequiel 30:1-4,18-19

Vejamos o que diz o texto; esse texto deixa claro que o juízo de Deus (Quando tratado de nação ou cultura no V.T) era exercido por outra nação! Ou seja; Deus exercia o seu juízo sobre uma nação usando por instrumento outra nação.

No caso do Egito, quem foi o instrumento de Deus para efetuar o seu juízo contra ela?

Resposta: Babilônia! (Ezequiel 30:24-26) “E fortalecerei os braços do rei de Babilônia, e porei a minha espada na sua mão; mas quebrarei os braços de Faraó, e diante dele gemerá como geme o traspassado. Eu fortalecerei os braços do rei de Babilônia, mas os braços de Faraó cairão; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu puser a minha espada na mão do rei de Babilônia, e ele a estender sobre a terra do Egito. E espalharei os egípcios entre as nações, e os dispersarei entre as terras; assim saberão que eu sou o SENHOR.”

Da mesma forma foi o julgamento de Jerusalém! Deus colocou a sua espada na mão do General Tito Filho do Imperador Vespasiano o qual dizimou com grande precisão Jerusalém no ano de 70 d.C. (Consulte a História!)

O Cerco de Jerusalém no ano 70 d.C foi um acontecimento decisivo na Primeira Guerra Judaico-romana. Foi seguido pela queda de Masada em 73 d.C. Os romanos exército, liderado pelo futuro Imperador Tito, com Tibério Julius Alexander como seu segundo em comando, sitiada e conquistada a cidade de Jerusalém, que havia sido ocupada pelo seu judaica defensores em 66 d.C. A cidade e o seu famoso templo foram destruídos. 

Josefo afirma que 1.100.000 pessoas foram mortas durante o cerco, a maioria dos quais eram judeus. 97.000 foram capturados e escravizados. Muitos fugiram para áreas ao redor do Mediterrâneo. Tito declaradamente se recusava a aceitar uma coroa de vitória, pois dizia: "Nenhum mérito há em uma batalha onde o povo foi abandonado pelo seu próprio Deus". 

Esse massacre violento é encontrado na visão do Ap. João em APOCALIPSE 14:14-20

“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. E o anjo lançou a sua foice a terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. “E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.”

Vejamos aqui; quem é que estava sobre a nuvem e que lançava a sua foice sobre Israel?

Resposta: Cristo Jesus!

Tudo ocorreu como predisse o SENHOR em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21!

O reino é espiritual e á igreja do primeiro século foi o senário de toda a consumação do século.

O que é a consumação do século? Antes que se pense qualquer bobagem a respeito do que disse eu anteriormente é preciso entender que a consumação do século e o fim do aiõn do mundo cujo suas características espirituais e morais estavam atreladas ao judaísmo judaico! Esse mundo teria que acabar assim como foi o mundo destruído no dilúvio. O Deus dos Judeus seria então o Deus de todos que procedem de toda língua, povos e nação. Isso já é presente pois CRISTO É O SENHOR.

Então, não podemos nos amoldar as falácias dos cineastas de Hollywood com suas bobagens a cerca do fim do mundo físico. Armagedom, Independence day, O dia depois do amanhã, Deixados para trás é tudo ficção. Bobagem sobre uma imaginação distorcida da grande tribulação ocorrida em 70 D.C na Igreja do 1º Século. Que infelizmente muitos cristão andam por ela. Porque à igreja não canta nos cultos a canção de Roberto Carlos de título APOCALIPSE, já que creem realmente num fim da terra?

Amado(a) a verdade bíblica é que Tudo novo se fez! CRISTO colocou os seus inimigos por baixo do seus pés! Venceu a morte, pisou a cabeça da serpente, nos fez reino e sacerdote, Cristo rege as nações com vara de ferro! Ele mesmo disse que O REINO ETERNO DE DEUS seria presente imediatamente após a Grande tribulação, e assim se fez. Eu e você já vivemos esse Reino que muitos ainda estão à esperar.

Quero terminar com mais um trecho Bíblico dessa realidade, é o que João diz em Apocalipse 19 

"E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes."

Que evidências precisamos mais para ligar o que disse João aqui com a Queda de Jerusalém em 70 d.C ? O próprio senhor disse em Mateus 24:21 “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.”

Se Houvesse um fim do mundo cosmos como muitos acreditam então Jesus teria mentido! Pois o fim do cosmos com certeza um evento superior a queda de Jerusalém.

É por isso que confesso aquilo que profetizou Daniel “Foi-lhe dado domínio e glória e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio sempiterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.”

Soli Deo Gloria 


Nenhum comentário: