Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Tabernáculo de Deus entre os homens e o retorno ao jardim.

                                                

Por Don Preston

Uma coisa que falta no entendimento de alguns comentaristas é que o Jardim do Éden era considerado um templo. Isso foi reconhecido pelos estudiosos desde os tempos antigos, incluindo os rabinos. Entenda como isso é sério:

Quando o homem foi expulso do Éden, do jardim de Deus, o homem então deixou de está na presença de Deus, foi expulso essencialmente do templo! Lógico que esse templo não era um edifício físico, mas era mesmo assim o Templo de Deus. Era um templo "não feito com as mãos".

Então veja; Já que a Escatologia Consumada nos ensina sobre a restauração do homem ao Jardim, e como o Jardim era o Templo de Deus, não feito por mãos. Logo a Escatologia Consumada nos ensina sobre o retorno do homem ao Templo de Deus.

Desde o início, portanto, o Templo e a escatologia estão inextricavelmente relacionados. Eles são sincrônicos no que diz respeito à satisfação - em outras palavras, quando o Templo de Deus é estabelecido o homem é restaurado para o Jardim. E isso é precisamente o que encontramos em Apocalipse 21-22!

Infelizmente os dispensacionalistas focalizam o Templo de Salomão como se fosse à expressão final escatológica do Templo de Deus. Eles insistem que em breve veremos a reconstrução de outro templo físico (3º Templo) para marca o seu retorno a terra e a restauração de todas as coisas. O que eles não conseguem perceber é que o Templo da Antiga Aliança foi, desde o início, uma mera sombra de "coisas melhores que havia no por vir"! Agora, se o Velho Templo era uma mera sombra de um Templo melhor e eterno, então qualquer doutrina que se concentre na reconstrução de um edifício físico não tem lugar pra nossa fé cristã.

As escrituras deixam claro que um templo físico nunca foi o plano determinante do Templo de Deus entre os homens. Mas, note isso, e é muito importante que os amilenistas e pós-milenistas afirmam acreditar que a igreja é o templo prometido nas profecias do A.T feitas a Israel. Eu concordo, mas esse entendimento na verdade, fatal para todas as escatologias futuristas, inclusive para os amilenistas e pós-milenistas!

Se a igreja é o templo prometido no A.T, o homem retornou ao jardim! Lembre-se, o Jardim era o Templo de Deus - um templo não feito com as mãos. E claro, qualquer pessoa familiarizada com o N.T sabe que é precisamente assim que a igreja é descrita - um templo que não é feito com as mãos.

Será possível por tanto que ainda estejamos aguardando a ressurreição, no entanto, no final do milênio, o tempo em que “o tabernáculo de Deus estará com os homens?”. Se isso for verdade, significa que o Templo de Deus ainda está “em construção”. Significa que os dons carismáticos ainda estão em operação, desde que esses dons foram dados para completar o Templo de Deus (Efésios 4: 8-16)!

Lembre-se, Jardim e Templo estão inextricavelmente ligados uns aos outros. Mas, retornar ao Jardim, ou seja, retornar ao Templo é a restauração da vida perdida em Adão, ou seja, a ressurreição!

Existe um conceito encontrado no A.T e no Novo que o Templo seria finalizado somente quando os inimigos de Deus fossem derrotados. (Isso era verdade até nas antigas culturas pagãs). Este foi o caso, por exemplo, quando Deus deu a Salomão “descanso” de seus inimigos. Foi então que ele pôde construir o templo. Então, a derrota dos inimigos de Deus e a conclusão do Templo andam de mãos dadas. Soa familiar? Se não, veja Salmos 110 e 1 Coríntios 15: 21-25

Não há dicotomia entre o estabelecimento da igreja como o Templo de Deus e a Escatologia Realizada. A igreja não é um tipo ou prenúncio de outro templo maior a ser construído em algum “fim de tempo” proposto. Essa visão não tem credencial bíblica e temos mais duas razões pra isso:

1º) Que o Templo prometido já estava em construção, através dos últimos dias, o ministério do Espírito (Efésios 2), e 2º) Cristo estava prestes a vir nas nuvens da para dedicar ao Templo Eterno Messiânico de Deus, o Tabernáculo Verdadeiro, que Deus criou e não o homem, não dessa criação (Mateus 24: 29-31; Hebreus 8: 1-13).

Logo, não devemos esperar o tabernáculo de Deus entre os homens. O fundamento do eterno templo já foi estabelecido no primeiro século, em Cristo e nos apóstolos (Efésios 2: 19-22). O Templo estava em construção durante os quarenta anos do Segundo Êxodo e dedicado à consumação das Setenta Semanas de Daniel. Deus agora habita novamente com o homem nascido e regenerado segundo sua graça e misericórdia. O Tabernáculo de Deus está novamente com o homem, estamos de volta ao Jardim!

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,” Apoc. 22:1-3

Nenhum comentário: