Seja Bem Vindo ao Maior Portal de Estudos do Preterismo Completo do Brasil Para a Glória de Deus!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Debaixo da lei ou debaixo da graça? Entendendo a Mensagem do Ap.Paulo para a igreja de Cristo após 70 d.C.

                                         
Por: Erivelto Soares

Esse é um assunto deveras importante, pois mesmo diante de tamanha informação sobre a realidade de uma Escatologia já Realizada e, por conseguinte, a igreja está de posse do eterno Reino de Deus. Como pode ainda causar tanto perigo pra igreja as questões judaizantes cujo qual o Ap. Paulo estava sempre em conflito nos dias de seu ministério?

É incrível que ministros do Evangelho em pleno século XXI, possam ler Gálatas 3:10 na mesma disposição mental do Ap. Paulo naquela época cujo a igreja vivia o período de transição entre o fim da lei e o estabelecimento da graça! É como se estivéssemos vivendo ainda no período do fim da aliança mosaica!Esse período de transição foi justamente o período entre a crucificação de Cristo e o seu retorno nas nuvens em 70 d.C. Ou seja; nesses quarenta anos onde alude a saída do povo Judeu do Egito (Hebreus 3:15-17) também foi o tempo pernitente a geração de Jesus que não passaria antes que Ele retornasse em glória. (Mateus 16:27-28 . 24:34)

Nesse intervalo de tempo (40 anos). A igreja precisava se manter firme na Justiça mediante a fé somente na pessoa do Senhor Jesus Cristo e isso afrontava a jurisdição da lei por ainda está de pé! O templo de pé, trazia aos Judeus a segurança que os estatutos da lei estavam em vigor, por isso que constantemente o Ap. Paulo vivia em conflito. Em sua carta endereçada aos irmãos da Galácia, O Ap. Paulo da uma dura repreensão pelo fato deles terem abandonado a Justificação pela fé, pelas obras da lei. “Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?” Gálatas 3:1-5

Esse tipo de repreensão era necessário devido o TEMPO TRANSITÓRIO DA LEI PARA A GRAÇA! Pois estando a lei ainda em vigor, anulava a Justiça mediante a fé por aqueles que permanecessem firmes em Cristo, onde anularia toda obra redentora para a Igreja na sua vinda em glória. Imagine Cristo vindo em glória e não havendo quem o aguardasse na fé pelas suas promessas herdar? Imaginem Cristo vindo em glória nas nuvens e a sua noiva (igreja), estivesse envolvida com as obras? Não haveria justiça por sua espera, uma vez que não se baseava na fé somente. Por isso que o Ap. Paulo passou todo o seu tempo ministerial pregando o evangelho da graça em grande admoestação para que eles não abandonassem a Cristo, nem mesmo em meio às grandes tribulações que eles passariam. Veja essas duas admoestações:

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”  Hebreus 10:23

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10

Muito bem; Uma vez que compreendemos a questão da Escatologia já Realizada entendemos gloriosamente que o tempo transitório já passou desaguando na destruição de Jerusalém ocorrida em 70 d.C! Logo uma vez que a igreja foi vitoriosa (Noiva) na espera de seu esposo (Cristo). Toda Jurisdição Mosaica cessou! Existe um texto bem propício que atesta isso: “E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” Hebreus 9:15

Ora se nós como igreja de Jesus recebemos a herança eterna por meio da fé em Cristo por via de uma nova aliança, como pode ainda existir efeito de Justiça as obras da lei? Como pode um filho de Deus, nascido mediante o Espírito Santo está debaixo de maldição? Por que eu deveria ainda viver na mesma disposição do ministério Apostólico de Paulo em admoestação contínua (Pois é assim que a maioria dos ministros em graça vivem) a igreja de Cristo quanto as obras da lei? 


A nossa realidade depois de 70 d.C é outra! Acabou! A jurisdição da Lei mosaica caducou! Cessou! Tornou obsoleto quanto o seu efeito justificador! O templo caiu! O sacerdócio levítico terminou! Entenda o que diz o texto de Hebreus 7:18-19 “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.”

Entenda! A lei foi revogada! significa:Que perdeu o efeito; que deixou de ter validade; invalidada, anulada. Se foi anulada, como pode haver Cristão debaixo de Maldição? Porque deveríamos viver na mesma expectativa ministerial do Ap. Paulo? Será que devemos realmente continuar a obra do Ap. Paulo ou ele concluiu cabalmente seu ministério?

Logo fica absolutamente esclarecido que a nossa luta não tem nada haver com a que foi nos dias de Cristo ou dos Apóstolos. Nosso luta não é contra “Irmãos da lei”, “Judaizantes”, “Escribas e fariseus”, como se a jurisdição da lei estivesse em vigor não! Nossa luta é contra a desinformação sobre Jesus e seu Reino de Glória! Nossa missão é de trazer cura para os povos na pessoa do Nosso Senhor Jesus Cristo (Apoc. 22:1-2) Trazendo Salvação, paz e alegria no Espírito Santo. Um trabalho que transborde de amor e serenidade para a glória de Deus.


Soli Deo Gloria



Nenhum comentário: